Edição Especial de Sábado - 1 ano de blog!!!

obrigadOMMM
Aos seguidores,
Aos sites amigOMs,
A todos que acessam
E a todos que me apoiam neste delicioso projetOM!
beijOM
Viviane Leme

Minha pátria mãe gentil...

Para inspirar o final de semana vou falar de um passeio do qual gosto muito, um lugar bem pertinho de casa: a Praia da Lagoinha do Leste em Florianópolis, SC. Esta é uma época do ano boa para fazer trilha (iupi!); o tempo deve estar firme com sol por pelo menos 1 semana para evitar lama e piso escorregadio; o clima não é muito quente e é um período de hibernação das cobras, ou seja tá liberado ir de bermuda mas não abra a mão de um bom tênis!

Para se preparar leve na mochila:
Água e suco ou um chá
Um lanchinho (porque a praia é deserta e você provavelmente passará o dia todo por lá!)
Frutas, barra de cereais
Máquina fotográfica
Repelente (mesmo estando mais frio será necessário)
Chapéu e óculos escuro
Canga, mat
Lanterna (Just in case)

A praia fica entre uma cadeia de montanhas e o oceano Atlântico e as únicas formas de se chegar são de barco ou a pé numa caminhada que dura em média umas 2hs. O que tem de tão especial nesta praia em particular? É só ver pra crer! Ou melhor sentir!
Ah! Quer saber o porque do nome "Lagoinha do Leste"? Por causa de uma pequena e linda lagoa que lá existe e que na foto aí em cima mais parece um riozinho...
"Os turistas a consideram a mais bonita da Ilha. Os moradores do Sul da Ilha garantem que ela é a mais misteriosa de Florianópolis. Os ecologistas a defendem como se fosse a última praia do mundo. Seja qual for a opinião sobre a Lagoinha do Leste, ela é única. A praia ainda preserva as características de quando os primeiros imigrantes aportaram nestas terras. A Lagoinha, como é carinhosamente chamada pelos ilhéus, impressiona seus visitantes com sua beleza, seu ar selvagem e seus mistérios." Guia Floripa

Contos de Ilan Brenman


... Numa manhã crepuscular o Deus Supremo olhou para a fileira de homens de barro e finalmente descobriu o local apropriado para esconder a chave da felicidade.

- É isso! – Gritou Brahma. – Os homens nunca vão pensar em procurar a chave da felicidade no lugar em que estou pensando em escondê-la.

Brahma aproximou-se das suas criaturas, pegou milhares, milhões, bilhões de partículas da chave da felicidade e as escondeu no melhor lugar do mundo: dentro do próprio homem.

- Aquele que mergulha para dentro encontra o caminho que leva ao Ser Supremo.

Conto: O caminho da Felicidade
Livro: As 14 Pérolas da índia

Certo ou errado?

Competir ou evoluir? Se exibir ou aprofundar? Distorcer ou aplicar os princípios básicos do Yoga? Nem certo, nem errado simplesmente "the american way"? O que você acha?
 

My own desire...

" Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados
e que as minhas janelas estejam tapadas.
Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa
com o máximo de liberdade possível." {M. Gandhi}

Chackras 5° Capítulo

Retomando nosso estudo sobre os Chakras...
Illustration by Mimosa Books & Gifts

O Vishuddha Chakra está localizado na garganta. No nível físico controla a atividade das cordas vocais, a audição, a faringe, o esôfago, as glândulas tireóides e paratireóides.

Este chakra é a nossa fonte de expressão criativa e intelectual que permite a passagem do mundo das idéias para o concreto, para a realização. Ele é responsável pela forma que nos expressamos e o grande chakra da verdade. Pense no Vishuddha Chakra como a origem que determina o que entra, o que sai e o que fica em dentro de nós.

Cor: azul
Bija Mantra: Ham
Posturas para vivênciar o chackra: invertida sobre os ombros, matsyasana, pashini mudra, simhasana entre outras.
Leia mais...

Ver é Saber!

Depois de um curso específico sobre anatomia de Yoga é praticamente impossível não se interessar pela mostra Corpos - A Exposição. A visitação permite que observemos melhor nossos próprios corpos despertando a nossa atenção para a saúde e estilos de vida mais saudáveis. Segundo o Dr. Roy Glover, diretor médico da exposição: “Ver propicia a compreensão e compreender propicia a melhor educação prática sobre o corpo humano.”

Somos uma geração cercada de tecnologia e informação e a grande maioria vive uma vida de imensa correria, sem muito tempo para reflexão. Geralmente, as pessoas só passam a refletir sobre a saúde quando se deparam com alguma doença.

A mostra chegou a ser proibida em muitos países por não se saber ao certo a procedência desses corpos. Mas a verdade é que as dissecações públicas são realizadas há milhares de anos pelos egípcios, gregos, romanos e islâmicos, sendo um processo fundamental para nos ajudar a observar melhor a complexidade e a riqueza de detalhes do corpo humano. No Renascimento, Leonardo da Vinci foi pioneiro na utilização da anatomia para entender nossa funcionalidade.

Aproveite o final de semana para fazer uma auto análise e comece a semana que vem leve, feliz e equilibrado! 

Onde: OCA - Parque Ibirapuera, portão 3, avenida Pedro Álvares Cabral
Período: 21 de maio a 8 de agosto de 2010
Fotos
Site Oficial

Pensando Verde... Lindo!

I Vivência de Inverno - Chácara Ramalhete

Estive em Itajubá (MG) ministrando aulas de Yoga na I Vivência da Chácara Ramalhete e por causa dos fortes ventos ficamos sem telefone e internet, prejudicando conseqüentemente os posts do yOMga. Mas com tudo isso aprendi que: como indivíduo limitado não posso mudar alguns incidentes inoportunos que ocorrem, então sento em meditação e reflito para que eu tenha a maturidade de aceitar simplesmente o que não posso mudar; que eu tenha o desejo e o esforço necessários para mudar o que posso; e que eu tenha a sabedoria para saber a diferença entre o que posso e não posso mudar.
Veja aqui outras fotos da Vivência

Um vegetariano chamado Kafka

Illustrattion by Marco Polli
O escritor Franz Kafka (1883-1924) foi um judeu nascido em Praga fluente em tcheco que falava e escrevia em alemão. Ele fez parte de uma geração de escritores que ficou conhecida como “Escola de Praga”. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Além do realismo, era um escritor obcecado pelo silêncio, que julgava essencial para sua produção. Seu estilo é marcado pelo detalhamento com que descreve situações incomuns – como em A metamorfose (1916). Livro este que ficou bastante conhecido pelo grande  público após a gravação do filme A Mosca (1986, de David Cronenberg) e que influenciará a sua visão com relação aos insetos.

Kafka, um vegetariano que foi mais tarde obrigado a comer carne por causa da tuberculose buscava, à sua maneira, encontrar dentro de si a respostas dos enigmas da alma Humana. Qualquer similaridade com o nosso caminho pelo Yoga, não é mera coincidência. Só que cada um de nós vai encontrar seus próprios caminhos para ser em sua essência um Yogi.

"Não é necessário sair de casa.
Permaneça em sua mesa e ouça.
Não apenas ouça, mas espere.
Não apenas espere, mas fique sozinho em silêncio.
Então o mundo se apresentará desmascarado.
Em êxtase, se dobrará sobre os seus pés."

Autoconhecimento

Illustration By Macchik1
Jnanam, palavra em sânscrito significa conhecimento e representa as diversas qualidades de mente na presença das quais, em medida relativa, o conhecimento do Ser pode ocorrer. Este conhecimento acontece quanto todos os fatores incluindo a mente, estão presentes. Os órgãos dos sentidos em conjunto com a mente são chamados pramana.

Entretanto, a mente deve não só ser capaz e atenta, mas também preparada para o conhecimento. Práticas como pranayamas e asanas podem ser úteis para aquietar a mente, porém são os nossos valores somados as atitudes éticas mais profundamente estabelecidos e assimilados por si só que constituem a preparação da mente para o verdadeiro autoconhecimento.

Iguarias em cena

Imagens do Mercado La Boqueria, Barcelona - ES

Nervo Ciático

O nervo ciático é o de maior diâmetro do corpo humano, suas fibras se iniciam na 4° e 5° vértebras lombares (L4,L5) e descem pela parte posterior da coxa, atrás do joelho, ramificando-se na panturrilha seguindo até o pé. Veja imagem abaixo:

Há doenças como infecções, doenças inflamatórias ou fatores mecânicos de tensão que podem causar a compressão do ciático gerando dor, queimação ou choques. A prática de Yoga pode nos ajudar muito a descomprimir o nervo ciático e minimizar esses efeitos. Mas se estiver na fase aguda de uma crise, procure fazer apenas um bom relaxamento evitando qualquer postura de flexão para não irritar ainda mais!

Como um dos fatores para compressão do ciático pode ser a tensão no músculo piriforme, durante a prática temos como tarefa alongá-lo. Para isso devemos trabalhar movimentos opostos às suas funções como rotação interna, adução e flexão. Uma boa dica de postura é a variação da postura de pombo real (Eka Pada Rajakapotasana) inclinada para frente:
{ Postura vista de baixo para cima }

Fonte: Apostila de estudos do curso de Anatomia do Yoga da fisioterapeuta e prof. de Yoga Carolina Langowiski
Imgens 2 e 3: Livro Anatomia da Yoga, Leslie Kaminoff

Fonte: YogaLifeScience

"The most important thing that you can ever learn is to trust yourself. Part of practice and paying attention is listening to yourself and trying to be in harmony with what feels right for you. It may not be the easy way but if it feels right, you are on the right path. Sometimes practice is difficult and it brings up a lot of stuff so we reach places that are hard to get through. Those are the times you really have to listen to your heart and make sure that you are doing what you really want to be doing...because nobody can tell you what you want. A teacher is somebody who leads you to a place where you can trust yourself."
Krishna Das, Dharma Mittra Teacher Training workshop, NYC, Nov 2009.

Yogi Tea

O mercado de produtos voltado para o público yogi não pára de aumentar! Basta observar nas prateleiras dos supermercados ou nas vendinhas especializadas em produtos naturais... Esse chá ainda não chegou no Brasil, mas com tantos adeptos não tarda a chegar!

Obra Prima

Não tem como voltar de Barcelona sem falar de Gaudí, o tão famoso arquiteto que já conhecia e que agora me tornei fã!
Obras revolucionárias muito mais do que grandiosas. A meu ver revolucionárias porque vão muito além da nossa singela imaginação. Antonio Gaudí (1852 – 1926) foi um catalão símbolo da Art Nouveau que influenciou fortemente a arquitetura especialmente de Barcelona. Em suas construções não faltavam criações ecológicas que reaproveitassem a água da chuva, ou sistemas de iluminação que favorecessem a utilização da luz natural por mais tempo, ou ainda idéias simples e geniais para a ventilação de espaços da casa como uma lavanderia. Parecem todas idéias tão atuais, não é mesmo?
Suas inspirações vinham sempre de coisas que ele observava na natureza e isso é bem visível nas formas; desde tetos em forma de caracóis, paredes em forma de cogumelos, pinturas que sugeriam escamas de peixe, sacadas que lembram esqueletos e até mesmo uma casa inteira que nos faz sentir no fundo do mar!
Ele tornou o arco parabólico catenário elementar nos seus projetos e a chave para magnífica construção de sua última obra a Sagrada Família. Uma técnica interessantíssema!!! 

Claro que nem todos os seus projetos foram um sucesso, como no caso do Parque Güell, que era inicialmente um projeto de um condomínio, mas fracassou sendo construídas apenas 3 casas. Mais tarde o espaço foi comprado pela prefeitura de Barcelona e transformado em um lindo parque.

Por isso considerei a melhor definição: obras revolucionárias. Hoje já são, imaginem naquela época! Eu poderia ficar aqui tentando descrever um pouquinho de todo o seu legado, de toda a sua contribuição para o que temos hoje em termos de arquitetura, mas vou parar por aqui para deixar um “gostinho de quero mais” e quem sabe assim você também queira visitá-lo. Posso dar todas as dicas!

Hola guapo! ¿Que tal?

Estou de volta com atualizações diárias de segunda a sexta- feira no yOMga. Após um período de férias desfrutando um pouco do verão europeu em Barcelona, na Espanha, voltei super animada, muitas novidades e dicas para compartilhar com vocês nos próximos posts!
Quando estava no avião já a caminho de casa, depois de tudo que vi e vivi, vim pensando nesse meu louco e insaciável prazer por viajar. Pensei nos vários aspectos que me levam a gostar tanto disso... Pensei como é importante para o crescimento interior de cada um, o que cada um leva da viagem... Se propor a esta experiência onde possivelmente tudo será novo; onde a rotina de hábitos e horários provavelmente será quebrada e modificada. Embarcar de coração aberto para curtir todas as mudanças e para aprender com o inesperado (seja ele bom ou ruim); para rir das situações inusitadas que ocorrem com qualquer viajante (pode ter certeza!).

Tudo isso nada mais é do que algo muito positivo que a gente vai levar para o resto da vida. Então resumi que: se conhecer o estilo de vida, descobrir valores e hábitos de outras culturas me faz sentir como parte mais integrante deste imenso e maravilhoso mundo em que vivemos que assim seja! Guardei minha caderneta, reclinei a poltrona, fechei os olhos e voltei a dormir...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...