Um ashram chamado Chacarananda

Nada como um final de semana na companhia de Maria Laura Packer e Camila Reitz, entre outros colegas de formação para voltar com as energias carregadas!

A Maria Laura tem dois ótimos livros publicados chamados a Senda do Yoga e Vegetarianismo e  dá aulas no espaço  Casa de Yoga Shati Om em Joinville. Um exemplo de vida para se espelhar! Já a Camila é dona do espaço Yogashala em Florianópolis e ministra cursos de formação em Hatha Vinyasa yoga, além da sua confecção Devi Active Yogawear.

Infelizmente o ashram Chacarananda não é aberto ao público como visitação e apenas aqueles que fazem cursos com a Maria Laura ou com a Camila tem esse pequeno privilégio. Vale se organizar para participar de algum!

 

Da esquerda para direita a 4° é a Camila e a 5° a Maria Laura

Cine Mahabharata


Será exibida amanhã a primeira parte da versão filmada deste clássico hindu, chamada de "O jogo dos dados", dirigida por Peter Brook em 1989. A exibição é aberta ao publico e  servirá como base para um debate mediado por Rodrigo Gomes Ferreira no espaço Yogashala (Floripa).

Horário: das 17h às 20h
Local: Yogashala
Travessa Stodieck, 44 - Centro
Informações: 48 3222.5534 ou www.yogashala.com.br

Yoga & Poluição

A gente recicla lixo, poupa água...
Sempre que possível substitui o carro pela bike ou vai a pé...
Procura seguir os princípios do yoga (yamas e niyamas) para uma convivência harmoniosa e pacifica...
E baseado nisso logo conclui que contribui o bastante com o meio ambiente, mas será mesmo?
Faça o cálculo e tire as suas próprias conclusões...

"Lar doce Lar"

Adoro viajar, principalmente se for para lugares nunca antes visitados, dá um frio na barriga, uma certa ansiedade. Explorar os cheiros, as cores, a cultura. Desta vez só fui até a babilônia paulistana (para o curso do Lino e para visitar a família), mas ainda assim a volta para casa é sempre saborosa...

 
 
 
 

Sadus



 
 
Sadu = palavra que em sânscrito significa reto foi adotada para designar uma classe especial de religiosos - homens hindus sagrados que abandonam a vida mundana e caminham descalços sem pouso fixo pelas ruas da Índia.

Consciência Negra

Comemora-se hoje, dia 20 de novembro, o dia da consciência negra em algumas cidades do Brasil. Para celebrar a data na capital paulistana, além das missas afro na Catedral da Sé, acontecerão também shows na praça.


Saiba mais sobre o Dia da Consciência Negra.
Acesse aqui programação completa do evento em São Paulo.
Leia algumas curiosidades sobre o tema.


“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra.”
(Bob Marley)

Yoga tá na mída!


E por todos os cantos... a célebre YOGA está presente em revistas, sites, blogs, redes de relacionamento, twitter... só dá ela!!!
"Desde que a Globo é Globo o Rio de Janeiro se tornou um grande Projac. E sua sala de estar, de uns tempos pra cá, tem sido o Nirvana, badalada escola de ioga na zona sul da cidade. De Fernanda Torres a Rodrigo Santoro, de iyengar a ashtanga, o lugar exala o suor dos famosos o dia todo. Nossa correspondente em solo carioca deixa o tapetinho de lado e investiga o fenômeno." Ler reportagem completa
(fonte: revista TPM)

Feche os olhos, ouça e relax...

Workshop de Ashtanga Vinyasa yoga com Lino Miele

O que é o tradicional método de ashtanga vinyasa yoga?
Para falar de ashtanga precisamos falar antes do guru Sri K. Pattabhi Jois e esta é uma longa história... Resumidamente posso dizer que ashtanga vinyasa é um método muito antigo de se praticar yoga onde cada movimento tem uma respiração, há uma sincronia entre asana (=postura) e respiração.

Para ler na íntegra a história de Pattabhi Jois clique aqui.

O italiano Lino Miele conviveu e aprendeu durante anos com Pattabhi Jois e hoje, pela primeira vez no brasil, ministra um workshop no espaço YogaFlow em São Paulo.





Sexta-feira 13!



Bhagavadgita II:47

Sua escolha é somente quanto a ação, jamais quanto aos resultados das mesmas. Não tenha o resultado da ação como seu motivo, tampouco esteja sujeito à inação.
 
Arieira, Gloria. Srimadbhagavadgita: A gloriosa canção do Senhor.

Um movimento chamado yoga

É o YTTP fazendo história...

Numa ensolarada manhã de junho deste ano, mais de 200 pessoas praticaram yoga tranquilamente, em completa paz em pleno caos urbano da Times Square, em New York.



Sabor de infância...

Quem nunca teve a deliciosa experiência de retornar a infância ao saborear algum alimento? Uma lembrança que vem sem ser convidada, simplesmente vem. Uma sensação gostosa que acalenta o coração.


Numa dessas tardes calorosas de Floripa vi uma manga na fruteira e ao comer o primeiro pedaço vieram todas as recordações da minha infância na casa da minha avó, subindo e descendo uma enorme mangueira... Eu, minha irmã e meus primos já havíamos desenvolvido uma técnica para descascar a fruta com os dentes e depois se lambuzar inteiro comendo! Hummm... Como era bom!

E você sabia que apesar de não ser uma árvore nativa do Brasil, a manga é considerada a rainha das frutas tropicais?

Saiba mais sobre essa saborosa fruta...
Dica sugestiva de receita de “Sorbet de manga” para esses dias calorosos...

Marketing & Yoga?

Ontem à noite tive o prazer de assistir uma palestra do publicitário Walter Longo sobre o mundo digital e os novos desafios do marketing.

Ele começou a palestra dizendo: "desde que nascemos criamos paradigmas e certezas com as quais convivemos a vida toda... ter a coragem de rever ou questionar é o que separa os vitoriosos dos fracassados...” é impressão minha ou vocês também notam nesta declaração uma enorme similaridade com os ensinamentos teóricos do yoga? Aplicada ao mercado publicitário, mas com a mesma essência que rege as mais variadas filosofias. 

Walter comentou também sobre esta grande transformação que estamos vivendo, como tudo está mudando e evoluindo sempre e só quem se adapta sobrevive. Frisou que a transformação não é só tecnológica, é cultural, é comportamental, é na moda, é em tudo! As empresas, agências, academias, hotéis e incluindo aqui os espaços de yoga também devem fornecer muito além do mero “produto” que se propõem a oferecer. As escolas e tudo mais acima citado precisam ter condições de engajar os alunos (clientes, hospedes, etc) ,quebrar a rotina deles e oferecer uma nova experiência.

Então antes da chegada turbulenta do final do ano, aproveite o momento para reavaliar as relações profissionais sejam elas com seus alunos, parceiros, funcionários ou fornecedores.

Que tal começar a semana pedalando?

Experimente deixar o carro em casa e fazer suas atividades uma vez por semana de bicicleta. Se o trabalho é longe, então faça aos sábados ou domingos. Vá para sua aula de yoga pedalando ou até a padaria, a vendinha... em algum momento do dia ou da semana experimente essa opção. Você vai se sentir muito bem e depois de pouco tempo será capaz até de  incluir a pedalada como forma de locomoção mais vezes durante atividades rotineiras. 


Cuide, preserve, faça a sua parte - Vá de bicicleta!!

Leia mais sobre a interessante história dessa maravilhosa invenção aqui.


Chá das cinco

Seja ele servido quente no inverno ou gelado no verão, seja puro ou combinado com outros sabores, o chá verde é febre nacional. 


Extraído da planta Camellia sinensis, a bebida milenar ficou bastante conhecida pelo poder de emagrecer, mas o chá tem alta concentração de antioxidantes, considerados até mais potentes que as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces. E os benefícios de quem tem como hábito o consumo diário não param por aí, a erva também é eficaz na prevenção de doenças do coração, diminuem as taxas de colesterol ruim e previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama.

Ou seja, combina com tudo e pode ser consumido a qualquer hora. É possível encontrar diversas marcas em diversas opções (lata, garrafa, sache, em folhas torradas, etc) facilmente em qualquer mercadinho da esquina, não dá para não tomar!!

O valor dos Valores

VALORES UNIVERSAIS

Dharma (= valor ético), que é um padrão ou norma de conduta originado na maneira pela qual eu desejo que os outros me vejam ou me tratem. Conseqüentemente adharma é um comportamento inadequado. A universalidade dos códigos de conduta não significa que estes padrões sejam absolutos. Padrões éticos são baseados no senso comum e não podem ser descartados neste mundo em que vivemos. Desconsiderar um valor coloca-me em conflito comigo mesmo.

Numa mente repleta de conflitos, porque os valores foram descartados ou contestados, nada acontecerá. Quando meus valores universais são apenas meios-valores, eles terão sempre o potencial de destruir minha “inteireza”, produzindo uma divisão em mim, quando cedem para algum valor situacional imediato.

Quando consigo ver o bom e o mau igualmente como aparentes, valores não são um problema para mim. Quando há conhecimento claro do que é real e do que é aparente, minhas ações no mundo relativo só podem ser espontaneamente boas, porque não tenho nada a ganhar nem a proteger.

Qualquer valor, quando se torna meu valor pessoal, deixa de ser opção para mim. Eu não tenho que pensar sobre. A conduta exigida por um valor pessoal é o que faço sem refletir. Assim como a expressão da minha vida é exatamente a mesma da minha estrutura de valores bem assimilados. O que eu faço é só uma expressão do que é valioso para mim.

OS VINTE VALORES QUE CONDUZEM AO CONHECIMENTO
1.    Ausência de vaidade
2.    Ausência de pretensão
3.    Não-violência
4.    Adaptabilidade
5.    Retidão
6.    Dedicação ao mestre
7.    Limpeza
8.    Persistência
9.    Comando sobre a mente
10.    Desapego aos objetos dos sentidos
11.    Ausência de egoísmo
12.    Reflexão sobre a limitação do nascimento, morte, velhice, doença e dor
13.    Ausência de posse
14.    Ausência de apego ao filho, mulher e lar
15.    Constante neutralidade diante do desejável e do indesejável
16.    Firme devoção ao Senhor com a visão de não-separação
17.    Recolhimento a lugar tranqüilo
18.    Ausência da necessidade da companhia de pessoas
19.    Constante vivência do autoconhecimento
20.    Apreciação do objetivo do conhecimento da verdade.

O conhecimento não significa conhecimento do Ser, corresponde às qualidades da mente (valores) que devem estar presentes para que a mente do buscador esteja preparada para o conhecimento do Ser. Para que os valores sejam individualmente valiosos, devem ser descobertos pessoalmente através do conhecimento do buscador, de modo a tornar-se um aspecto natural na disposição mental do mesmo e não apenas forçados.
 
(Este texto faz parte dos meus estudos de formação em Hatha Vinyasa Yoga e é baseado no livro O valor dos Valores de Saraswati, Swami Dayananda)

Aulas de circo e yoga antigravidade lotam academias nos Estados Unidos


Aulas de yoga antigravidade que utilizam equipamentos de circo modificados como parte de exercícios aeróbicos são algumas das diversas e inusitadas modalidades que lotam as academia de New York.
 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...