Arroz-doce para 6 ou 8 pessoas de sorte!
Para a geléia:
1kg de morangos, sem as hastes verdes, lavados e secos
150g de açúcar branco refinado
Para o arroz-doce:
1,2L de leite integral (orgânico)
200g de arroz-doce
2 colheres (sopa) de açúcar de baunilha
Para servir:
50g de suspiro esmigalhados
opcional: alguns morangos silvestres ou amoras.
Coloque os morangos em uma panela de aço inoxidável larga e polvilhe-os com açúcar branco. Esmague os morangos com as mãos, apertando bem entre os seus dedos – nesse ponto a mistura começará a se parecer com uma geléia. Essa etapa é uma delícia! O contato dos dedos com os pedacinhos de morango por entre a mão é d+! Todo o açúcar deve se dissolver antes de ir ao fogo por 20 a 30 minutos, escumando a superfície a cada 5 minutos. Retire do fogo e reserve mesmo que a mistura esteja um pouco líquida ainda e eis a mais pura geléia de morangos.
Enquanto isso coloque o leite, o arroz e o açúcar de baunilha em uma panela funda deixando destampada até ferver. Depois tampe e cozinhe por meia hora, até que o arroz esteja espesso, cremoso e úmido.
Para servir divida o arroz-doce em cumbucas acrescentando uma colher de geléia de morangos por cima e misture levemente. Espalhe os pedaços de suspiro por cima e polvilhe com alguns morangos silvestres ou amoras se quiser dar um “toque” a mais!
Gosto de cozinhar essas receitas simples, mas preferencialmente especiais e gosto mais ainda de degustar! Esta foi extraída do livro que adoro: Jamie em casa - Cozinhe para ter uma vida melhor. Sou fã do inglês Jamie Oliver e acho que o livro foi fruto do programa da GNT Com Jamie em casa. O especial deste livro é ser separado por estações e antes de dar as receitas de época ele explica cada passo do plantio dos legumes. Dá para entusiasmar qualquer um a ter uma super horta em casa.Um saboroso final de semana!
Om Shanti
sexta-feira, março 19, 2010
|
Marcadores: fotos, ferias
Especiarias
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Hummm....adorei!
A receita de arroz doce é tradicional, porém esta foi encrementada. Ah! deve ficar uma delicia......
Fatima
Postar um comentário