Paschimottanasana I - Postura da Pinça
Os asanas de flexão de tronco são super aplicados nas salas de aula, entretanto apesar da simplicidade, realizá-lo envolve uma cadeia cinética bastante extensa que se apóia em um conjunto articular notável que é a coluna vertebral. Portanto atenção!
Para realizá-lo de maneira correta é importante saber que a ação deve ser iniciada pelo quadril. Então no paschimottanasana, por exemplo, você deve levar a intenção de encostar a barriga nas coxas e não a cabeça no joelho, senão se curvará inteiro!
Como realizá-lo:
Sente-se no seu tapetinho com as pernas esticadas para frente e a coluna ereta, inspirando eleve os braços e exalando leve as mãos em direção dos pés, que devem estar unidos e retos (verticais ao chão).
Observações da ação ao inspirar:
Afaste os ombros das orelhas.
Faça uma inspiração profunda, capaz de criar bastante espaço nas suas vértebras. Devemos buscar sempre crescer na postura e esses espaços são a nossa chave!
Observações da ação ao exalar:
Sugue levemente o abdômen, pois isso ajudará a ganhar alongamento (O chamado Uddiyana Bandha).
Abra a região peitoral elevando suavemente o queixo e a intenção aos ombros como se quisesse unir suas escapulas.
Cuidados:
O alinhamento e a intenção devem sempre ser adaptados de forma a direcionar a sensação de alongamento para a região alvo e não para as articulações e os seus ligamentos. Tente manter as coxas ativas durante todo tempo, elas ajudarão para que não exceda na postura.
Procure manter-se no asana sem forçar, à medida que for conquistando exija um pouco mais.
Boas práticas!
quarta-feira, outubro 20, 2010
|
Marcadores: fotos, ferias
Anat(om)ia do Yoga
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário