Grandes Mestres...

Baba Hari Dass nasceu próximo de Almora, na Índia, em 1923. Praticou yoga durante sua vida inteira e foi treinado pelo tradicional método de Ashtanga Yoga. Ele saiu de casa aos 8 anos para ser monje e estudar numa escola para jovens renunciantes nas florestas dos Pequenos Himalaias.


Desde 1952 ele optou por manter-se em silêncio, ou mauna termo em sânscrito para esta prática. A aspiração desta austeridade é menos sobre o silêncio da voz propriamente dito e mais sobre o silêncio da mente que atravessa por preocupações e desejos, de desejos a posses, de posses a apego que por sua vez trazem sofrimento e obstáculos para a libertação. E o fato de não falar gerou em Baba um processo gradual que silenciou também a sua mente, eliminando pensamentos indesejáveis.

Foi mantendo-se neste silêncio que o mesmo transmitiu seus ensinamentos a Ram Dass usando apenas uma lousa. O aspecto nada usual levou Baba Hari Dass e sua filosofia ao conhecimento e notoriedade do ocidente. Mais tarde, seguindo o mesmo sistema de ensino, sem fala, aceitou também o desafio de ser o mentor de uma de suas aprendiz grávida. Contrariando a estabelecida e tradicional estrutura do yoga, ajudou e incentivou a intuição da aprendiz em continuar, de certa forma, a sua pratica diária. Essa experiência lhe gerou o livro Prenatal Yoga & Natural Childbirth publicado em 1974.

Residindo na Califórnia desde 1971 dedica-se ao ensinamento do yoga como libertação sendo também um grande ancião da medicina Ayurvédica. Baba divide seu tempo entre escrever, ensinar e voluntariar. Foram dele os comentários da primeira edição de duas das principais escrituras do yoga: Bhagavad Gita e Yoga Sutras of Patañjali. Seus ensinamentos têm como base essas escrituras, assim como o Ashtanga yoga clássico, Bhakti Yoga e Karma Yoga. Seu trabalho inspirou outros grandes centros de yoga na Califórnia e na índia, além de uma variedade de serviços e projetos.

Um desses projetos são os Satsang (gratuitos) que significa estar em companhia da verdade, onde se promove a oportunidade de uma vivência espiritual cantando, meditando e descobrindo mais sobre os ensinamentos deste grande mestre.

Baba Hari Dass é, sem dúvida, um exemplo expressivo do potencial que a disciplina espiritual e devoção ao próximo são capazes de fazer. Suas publicações, suas ações e o mais importante o seu exemplo expõem que encontrar a paz é possível para cada um de nós, dentro de cada um de nós; cabe nós apenas nos esforçarmos.

Livros Publicados

The Yellow Book: The Sayings of Baba Hari Dass
Silence Speaks: From the Chalkboard of Baba Hari Dass
Hariakhan Baba
Ashtanga Yoga Primer
Child's Garden of Yoga
Mystic Monkey
Fire With Out Fuel
Vinaya Chalisa: Forty Prayers
Everyday Peace: Letters for Life
The Path to Enlightenment is Not a Highway

Frases

“That which we have created in our mind, we are capable of removing.”
Minha compreensão: Somos capazes de remover ou ultrapassar cada obstáculo criado pela nossa própria mente.

"Faith, devotion, and right aim–these three things are the main guides for the spiritual journey"
Minha compreensão: Fé, devoção e boas intenções – essas são as três principais coisas que guiam a nossa jornada espiritual.

“There is an unspoken language. It comes from the silence and can't be heard by the ears, only by the heart."
Minha compreensão: Há uma língua não falada, não dita. Ela vem do silêncio e não pode ser ouvida pelos ouvidos, apenas pelo coração.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...