yOMga deseja a todos OM Shantil! Que haja muita Paz neste Natal!

A prece


Como indivíduo limitado, invoco o auxílio de Ishvara, do Senhor, a graça do Senhor, através de um ato de oração. A oração é uma ação, pois se estabelece na vontade de cada um. Tanto é um ato que invoca a graça, como uma simples auto-sugestão. Quando sento em meditação, relaxado, ofereço uma prece ao Senhor, a quem invoco sob qualquer forma, sob qualquer nome. Rezo:

Ó Senhor, que eu tenha a maturidade de aceitar simplesmente o que não posso mudar; que eu tenha o desejo e o esforço necessários para mudar o que posso; e que eu tenha sabedoria para saber a diferença entre o que posso e não posso mudar.

Não posso mudar a minha infância, minha ascendência, todo o meu passado. O que aconteceu em minha vida, não posso mudar. O que aconteceu, aconteceu. Nada posso fazer a esse respeito. No que se refere ao que já aconteceu, não tenho nada a lamentar. Deixo cair minha angustia pelo acontecido.  

Há muitas coisas que posso mudar, que posso consertar. Busco força de vontade e habilidade para fazer apropriadamente os esforços adequados para mudar. Não perco tempo tentando mudar o que não posso mudar; nem perco tempo acolhendo situações nocivas que posso mudar. A diferença entre os dois -  o que posso mudar e o que não posso mudar – não é fácil de distinguir. Torna-se necessário sabedoria, pelo que novamente invoco Sua graça:

Ó Senhor, possa eu desfrutar, ter a maturidade de aceitar simplesmente o que não posso mudar, a vontade e o esforço para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença.

Possa eu não tornar a mim mesmo uma vítima, submetendo-me ao passado. Permita-me ver claramente que não posso alterar o que já aconteceu. Que eu não tenha nenhum remorso, tristeza, raiva, ou agitação a esse respeito. Permite-me identificar, bem claramente, pensamentos relativos ao passado que não posso mudar, de modo que eu possa aceitá-lo pelo o que é. Permite-me estar ciente de tudo quando possa mudar. Que isto fique claro para mim. Que não haja nenhuma dúvida.

Ó Senhor, possa eu ter a maturidade de aceitar total e simplesmente o que não posso mudar, o propósito e o empenho em mudar o que posso, o entendimento da diferença entre o que posso e não posso mudar. 
(Texto extraído do livro Orações e Meditações ao Amanhecer. Swami Dayananda Saraswati)

Om Shanti, shanti, shanti!
Hari Om


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...