Ayurveda - a medicina indiana milenar




Muito se fala e mais ainda se ouve sobre Ayurveda. Perguntas do tipo: você é Vata, Pitta ou Kapha são cada vez mais comuns nas salas de Yoga.  Porém nem todos sabem exatamente do que se trata, então seguem algumas informações sobre o assunto para você conhecer um pouco mais.

Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da saúde e da longevidade que possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo.

Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos:
  • Espaço e ar formam o dosha Vata,
  • Fogo e água geram o dosha Pitta,
  • Água e terra formam o dosha Kapha,

Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porém quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas. Para saber se os seus doshas estão em equilíbrio faça o seguinte teste:


Fonte: Ayurveda

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...