O asana e o Yoga

O Yoga chegou ao ocidente há poucas décadas, mas sem dúvidas conquistou o nosso coração! No início foi adotado principalmente como terapia e utilizado como prevenção de estresse ou distúrbios da atenção, hoje totalmente relacionado a um "estilo de vida". O grande afeto que nutrimos por essa prática nos faz acreditar que tenha sido sempre assim, desde há muito tempo atrás lá na fonte, a Índia. No entanto, esta visão idealizadora de mestres habilidosos praticando séries de asanas, originalmente é bem diferente.

Nascido por volta de 4500-2500 a.C. a partir de reflexões de textos clássicos do Vedanta, o Yoga não menciona qualquer variedade de asanas, senão em tempo mais recentes. O que se sugere é apenas que busque um assento confortável, ou um ajuste do corpo a uma prática meditativa ou ainda qualquer asana em que seja capaz de se manter confortavelmente.

Mas então de onde vem o que praticamos hoje?

Segundo estudos do autor Carlos Eduardo Gonzales Barbosa, há alguns indícios sugestivos de que a prática de séries de posturas teria origem militar, na ginástica tradicional da Índia (chamada vyayama). O uso do vyayama se estende por pelo menos tanto tempo quanto a prática do Yoga meditativo. Essa integração entre o vyayama e o Yoga teria se iniciado talvez dentro da Confederação Maratha, um estado hindu que surgiu no séc. XVI e que inaugurou o nacionalismo contra o império islâmico Mogul.

Dentro do território Maratha também se desenvolveu uma mistura de ginástica com arte marcial, chamada Mallakhamb, que, por volta do final do séc. XVIII também se misturou ao Yoga. Os Mathas eram contrários ao sistema de castas, defendiam o uso da língua sânscrita e por motivos políticos tiveram sua imagem atacada por grupos internos da Índia.

O Hatha Yoga só foi ganhar espaço pelas mãos de Kuvalayananda, este que havia aprendido Yoga de um campeão de Mallakhamb. Também o Yoga de Krishnamacharya, principal fonte do Yoga no Ocidente, se fundamenta na documentação do antigo reino de Mysore, que teve longas e turbulentas relações com os Marathas.

Ou seja, ali se apresenta um Yoga distante de sua forma original, totalmente confundido com as práticas de Mallakhamb, e bem diferente do objetivo original do asana que era dar ao praticante a tranqüilidade e estabilidade necessárias para que ele pudesse manifestar sua verdadeira natureza interior.

Como os dados são escassos, existem inúmeras outras teorias sobre o assunto, mas o mais importante é: quando você fizer sua prática de asanas, lembre-se que, embora eles tragam um grande bem-estar, este não era o benefício primordial que esta disciplina buscava. Seja sincero com você mesmo, aceite-se exatamente como você é, busque a sua essência!!! Isso sim é a prática ideal :)

Texto baseado:
Fonte: Yoga Vidya . Revista e Programação do Centro Montanha Encantada 2010
De: Carlos Eduardo Gonzales Barbosa - mineiro de Juiz de Fora, dedica-se ao estudo das culturas da Índia desde 1972. Cursou sânscrito na Universidade de São Paulo e, desde 1975, ministra cursos e palestras sobre temas relacionados à Índia, ao hinduísmo e ao Yoga. Ministra atualmente um curso de sânscrito falado pela internet: editor@yogaforum.org

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...