Doce fala


Como anda a sua maneira de se comunicar com os outros? Entre amigos você é sempre o centro das atenções? Ou o principiante daquelas intermináveis discussões? Ou ainda aquele que nunca deixa de complementar e interromper a história do outro? Você já se observou? Como essas observações podem trazer mudanças positivas para nossa evolução pessoal?

A nossa comunicação é algo tão corriqueiro que passa despercebida. Só a notamos quando há ruídos entre o que se desejou falar e o foi compreendido (ou incompreendido). E inevitavelmente projetamos a falha sempre no outro e jamais na nossa forma de falar, jamais!!

Então vamos recorrer aos princípios do Yoga: Satya (= veracidade) seja sincero com você mesmo. Só assim conseguirá reconhecer qualquer defeito. Porém o simples fato de reconhecer o seu próprio defeito não quer dizer necessariamente que você mudará da noite para o dia a sua conduta. Isso faz parte do ser humano e para conseguir mudar a conduta é fundamental não reagir. Sabe aquele tão famoso termo “ação e reação”? Pois é um dos principais ruídos da nossa comunicação. Somos testados quase diariamente com situações limites no trânsito, nas filas, no trabalho ou até em casa com os próprios visinhos! Essas situações nos levam a responder quase instintivamente e não com o devido bom-senso.

Cabe a você escolher a forma e as palavras para falar com ternura, e quando ouvir algo que não concorda ou algo rude pare. Respire. Se preciso for retomar o assunto, busque um caminho mais calmo. Nunca duvide que só respeitando o espaço e a maneira de cada um obterá sua própria evolução.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...