O despertar natural...

Hoje ao acordar feliz com os reflexos do sol na cortina laranja do meu quarto pensei na importância de preparar o corpo para o momento de acordar, de levantar e se preparar para cada novo dia.

Temos muitos maus hábitos! Levantamos com um despertador, um barulho que interrompe abruptamente um momento em que nos encontramos tão relaxados e com sono bem leve. Fazemos isso uma vida inteira! Fechamos todas as frestinha de luz do quarto, tudo “bem escurinho”... Tecnicamente falando, assim o corpo não recebe os primeiros estímulos externos que nos informa de que já amanheceu e torna o ato de acordar muito mais lento podendo ser até tortuoso para algumas pessoas.

Quando criança me lembro de odiar acordar cedo, mas veja só eu tinha esse hábito de só dormir em quarto escuro e pulava do 2° andar da cama beliche quando o despertador (de latido de cachorro, uma fofura traumatizante!!) tocava.

Porém só pude perceber o quanto esses hábitos influenciavam a minha vida anos mais tarde. Depois encontrei uma explicação científica - a chamada Glândula Pineal. Esta glândula participa na organização temporal dos ritmos biológicos, atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatórios fisiológicos, incluindo a regulação endócrina da reprodução, a regulação dos ciclos de atividade-repouso e sono/vigília assim como a regulação do sistema imunológico, entre outros.

A glândula pineal contém melatonina e esta por sua vez tem sua principal função (nos humanos) de regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Bingo!

Hoje, com hábitos muito mais saudáveis acordo super bem e mesmo ainda necessitando de despertador o ritual é sem pressa, natural e gostoso.

Bom final de semana e até segunda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...