O que não mata nos faz mais forte

Olha que interessante esse post da blogueira Cláudia Collucci. Quando li, não pude deixar de lembrar daquela expressão "o que não mata engorda" (rsrs).


"Uma notícia recente me chamou a atenção porque, de alguma forma, dialoga com aqueles momentos de fundo do poço, com aquelas horas que a gente pensa já ter chegado ao limite do sofrimento e depois se surpreende sacudindo a poeira e dando a volta por cima.

Cientistas da Universidade de Buffalo (EUA) acompanharam 2.398 pessoas entre 2001 e 20O3 e concluíram o que muita gente inclusive euzinha aqui, já tinha percebido empiricamente: o que não mata nos deixa mais forte.

Bem na verdade a citação é atribuída ao filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Mas a conclusão do pesquisador Mark Seery e sua equipe, em outras palavras, é exatamente a mesma: as pessoas que passaram por acontecimentos adversos e traumáticos tiveram menos sintomas de estresse e relataram mais situações de bem-estar do que aquelas que passaram por menos dificuldades.

Foram avaliadas 37 categorias diferentes de trauma psicológico ou físico, incluindo morte de um familiar, doença ou acidente, desastres naturais, divórcio ou presenciar um ato de violência. A conclusão de Seery é que realmente existe uma relação entre experiências ruins e resiliência. Na física, essa palavra diz respeito à possibilidade de um material voltar à forma anterior depois de sofrer pressão ou deformação. 

Na psicologia, é a capacidade de uma pessoa enfrentar situações negativas e retirar algo de positivo da experiência. Para Seery, o cérebro é capaz de aprender com cada trauma e se tornar mais experiente e mais forte. Não é incrível como certas conclusões nos faz um enorme eco?"

Para ler mais posts da Cláudia acesse http://claudiacollucci.blog.uol.com.br/

1 comentários:

Anônimo disse...

É...fez mesmo um enorme eco!
Muito bom este texto, fez bastante sentido neste momento!
Tatiane Morelati.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...