Tipologia

Segundo o site Wikipédia vegetarianismo é “um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, porco, carneiro, aves, frutos do mar, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovo.”

Entretanto a grande maioria dos vegetarianos exclui apenas carnes do seu cardápio (protovegetariano). Quando abdicam dos laticínios e ovo classificam-se como ovolactovegetarianos, mas as classificações não param por aí... tem lactovegetariano, ovovegetariano, vegetariano estrito e vegano. Para ajudar a entender achei essa tabelinha simples, mas bem útil:
O vegano além da alimentação não consome nenhum produto de origem animal na forma de vestuário, como couro ou cosméticos que incluam ingredientes de origem animal ou que envolvam testes em animais, não frequenta circos, rodeios, zoológicos nem participa de outras atividades que implequem a exploração de animais.

Tem ainda o regime macrobiótico que é uma dieta proposta no final dos anos 60 por Michio Kushi e inspirado pelo filósofo japonês Georges Ohsawa. Esta dieta enfatiza cereais integrais cultivados localmente, legumes e produtos de soja fermentada, combinados em refeições pelo princípio das propriedades do yin e yang.

Independente de ser yogi ou não, de ser vegetariano ou não, o mais importante é respeitar o espaço e evolução de cada um disseminando apenas paz.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...