Miojo nunca mais!

photo - souk @ Beer Sheva
Projetar, testar, experimentar, errar e aperfeiçoar – são as regras básicas para cozinhar bem e ser mais saudável. Fazer a sua própria comida é uma maneira de ter total controle sobre o tipo de substância que você coloca dentro do seu corpo, sabia?

Você ainda pode usar a web para improvisar e perder o medo de errar nas panelas. Por exemplo, no caso de algum tempero, ou ingrediente não muito comum na cozinha brasileira, basta um “search” pelo Google e rapidamente você poderá não só saber mais sobre esse tal ingrediente, procedência, etc, como também descobrir como usá-lo e como substituí-lo caso não seja encontrado no mercado próximo a sua casa.

Brincar com ingredientes e receitas não é a única forma de transformar o ato de cozinhar numa experiência mais interessante. Ter a curiosidade de ler as propriedades dos alimentos e saber explorar sua versatilidade é outro mandamento!

Importante! Você sabia que de acordo com a temperatura e o tratamento de cada ingrediente, é possível saber quanta energia ele pode gerar para o seu corpo na forma de macronutrientes (gorduras, carboidratos e proteínas) e micronutrientes (vitaminas e minerais)? Isso mesmo, portanto, trate de seguir as instruções contidas nas embalagens!

Saber que os legumes congelados são mais nutritivos que os enlatados (mesmo que ainda não sejam tão saudáveis quanto os naturais), ou preferir gorduras no estado líquido (como azeite) do que em estado sólido (como a manteiga); ou ainda substituir os farináceos de cor branca (como farinha de trigo, arroz, açúcar refinado) pelos integrais... Não se trata apenas de ingerir menos calorias, é uma questão de entender e dosar o jeito como o corpo funciona.

Fonte: Tendência -Cultura Geek, Revista Info, Jan 2011
          Imagem http://www.flickr.com/photos/jassy-50/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...