Japamala

Trata-se de um objeto muito antigo usado para marcar o ritmo e o número das repetições de mantras. Através da repetição (japa), o mantra diminui a atividade dos pensamentos que normalmente são desordenados e agitados e direciona o foco mental para a meditação.

Conhecido por quase todos os devotos espirituais de religiões orientais, aqui no Ocidente, é popularmente chamado de rosário para orações. Na tradição hindu, recebe a denominação de japamala que significa em sânscrito japa= repetição e mala= cordão.

O número das contas podem ser 27, 54 ou 108 . No Hinduísmo ele tem sempre uma conta extra a mais – chamada o Meru, ou a conta GURU, que simboliza a Fonte Espiritual ou o Mestre, para que se saiba quando o ciclo está terminado. Há algumas variações, em alguns Malas, além das 108 contas existem outras quatro, um pouco menores, nas posições 7 e 21, para facilitar em certas orações e mantras que devem ser recitados este número de vezes.

Dar a mente uma palavra para focar, faz da meditação japa muito mais acessível e independente da tradição, o uso do mala é para criar um sentimento de tranqüilidade, não somente para o praticante como também para todo o universo.

Com a recitação de um mantra expulsamos as toxinas deixando espaço para um sentimento de paz interior que tornará o praticante mais próximo para alcançar o Samadhi (controle completo das funções da consciência, que resulta em vários graus de aquisição interna da verdade).

Hari Om Tat Sat
Bom final de semana!

1 comentários:

Ahow! Comunicação disse...

Olá,

somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar no alívio do stress, na prática da meditação ou simplesmente no passatempo, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e em nossa página no Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com

Um abraço,
Ahow! Comunicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...