Vivendo para continuar aprendendo.

Se você conseguir observar o seu dia a dia, tenho certeza de que tirará ao menos 1 aprendizado por dia! Eu, após passar o ano de 2010 inteiro praticando yoga sozinha, estava sentindo falta daquele prana (energia) de uma sala da aula cheia. Resolvi incluir 1 ou 2 vezes por semana uma aula conduzida com uma professora. Está sendo ótimo, além de ter a companhia de minha irmã (iniciante na prática), estou me reciclando. Ontem experimentei um pranayama “refrescante” ainda novo pra mim. Adorei! Então vamos a ele:

SITALI (chitali)
Sita = frio, resfriado
Sitali = é um pranayama refrescante.

Sentado confortavelmente, com a coluna ereta e as mãos pousadas sobre os joelhos, abra os lábios e faça com a língua uma “calha”, deixando- a para fora da boca. A língua fica parecendo um canudinho. Nesta posição, inspire pela “calha”, formada pela língua, enchendo bem os pulmões. Após a inspiração completa, com os pulmões cheios, recolha a língua, feche a boca e faça Jalandhara bandha (levando o queixo em direção do peito prendendo o ar). Quando precisar, exale pelo nariz abaixando o tronco para frente devagar até esvaziar todo o pulmão e a testa chegar ao chão. Este movimento constitui um ciclo, repita algumas vezes inspirando pela língua ao subir, retenha e exale pelo nariz ao descer. Ao terminar, inspire pelas duas narinas lentamente.

EFEITOS TERAPÊUTICOS:
• Refresca o organismo e por esta razão é muito indicado para os dias de muito calor,
• Acalma os olhos e os ouvidos,
• Ativa o fígado e o baço;
• Melhora as funções digestivas,
• Acaba com a sede excessiva,
• Purifica o sangue, e ainda, é indicado para dores de cabeça de origem não orgânicas.

CONTRA INDICADO:
• Doenças de garganta e das vias respiratórias como: laringite, faringite, traqueite, angina, ronquidão e sinusite; casos de insuficiência cardíaca, na hipertensão não fazer a retenção.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...