o Yoga & a Lua

Nos dias de lua cheia, seguindo a tradição Indiana, as práticas de asanas não são praticadas, mas você sabe o por quê?
As fases lunares são determinadas pela posição da Lua em relação ao Sol e a Terra. Para quem observa os ciclos lunares na vida, fica claro que eles influenciam a vida em nosso planeta e também o nosso comportamento, geralmente ficamos mais ativos, excitados e obstinados com a chegada da Lua cheia. Entende-se que seria o momento de ápice da energia vital (Prana) que se concentra neste momento na cabeça, comparativamente com o ciclo respiratório seria o final da inspiração.

Na Lua nova a tendência é oposta, estaríamos mais aterrados com a energia voltada para baixo, criando um estado mais calmo e avesso a atividades físicas.

O fundamento desta prática, além de se tratar de uma tradição em algumas correntes de Yoga na Índia, vem de que nosso corpo tem aproximadamente 70% água e, portanto, estaria exposto e influenciado pelos ciclos lunares, como as marés ou as colheitas.

Como vivemos na loucura da cidade, afastados dos ciclos naturais, onde muitas vezes mal vemos a Lua, ou sabemos em que período está no momento, acabamos por não notar as influencias desta e perdemos a chance de entender porque estamos neste ou aquele estado mental.

A prática do Yoga busca nos colocar em um estilo de vida mais harmônico com os ciclos naturais da vida, busca nos tornar mais sensíveis e conscientes de nossos estados mentais, e para isso a resguarda dos dias de lua pode ser uma ferramenta para ficarmos mais atentos a nossa consciência.

Aproveite os picos da Lua Cheia e Nova para descansar e mantenha-se atento ao seu estado mental e emocional, isso pode ensinar muito sobre nós mesmos.

Calendário 2011

Abril
18 lua cheia

Maio
3 lua nova
17 lua cheia

Julho
1 lua nova
15 lua cheia
30 lua nova

Agosto
13 lua cheia
29 lua nova

Setembro
12 lua cheia
27 lua nova

Outubro
12 lua cheia
26 lua nova

Novembro
11 lua cheia
25 lua nova

Dezembro
10 lua cheia
24 lua nova

{ Fonte: Nirvana }

2 comentários:

marli disse...

• ٠•●ઇઉ●• Namastê • ٠•●ॐ●•• ٠• ٠
Parabéns pelo post, gostei muito fiquei por dentro de algo que não sabia...
Seguidora do seu blog...

Boas energias,
@marlipalugan
www.omdhara.blogspot.com
www.marlipalugan.blogspot.com
__/I\__
Gratidão
..... ~o
......<\_
...(_)/(_) meu transporte diário!

Viviane Leme disse...

Namastê Marli,
obrigada você, pela visita, pela mensagem e por todo o seu carinho.
Muita luz na sua jornada
Om Shanti

Viviane

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...