Top 10 dicas essenciais de leitura {yóguica, claro!}

A lista de bons livros de yoga é tão looooommmmmga que um post não bastaria, então relacionei aqui algo para nortear um bom começo. Leve em consideração que o Baghavadgitha e o Sutras de Patanjali te acompanharão durante toda a sua jornada e não devem ser meramente lidos, mas estudados sob orientação de professores estudiosos no assunto.
O valor dos Valores - O destaque deste livro está em mostrar como os conflitos nascem na nossa mente quando os tão falados valores morais, éticos e espirituais ensinados a nós não são completamente assimilados por nós.

Alguma versão do Baghavadgitha - A Bhagavad Gita fala sobre o conhecimento da verdade ultima do Eu, ou seja, a natureza essencial do ser humano, abordando temas essenciais como o dharma, a conduta apropriada e Moksha, a libertação do sentimento de limitação. Por sua mensagem universal e atemporal ela tornou-se uma obra apreciada, não só na Índia, sua terra natal, como também em todo o mundo contemporâneo.

A árvore do yoga - O livro é uma compilação revisada e atualizada de palestras e discussões desenvolvidas entre o mestre B.K.S. Iyengar e o organizador do livro, Daniel Rivers-Moore. Um dos introdutores do yoga no Brasil, Iyengar desenvolve genuinamente uma grande analogia entre as oito “leis de conduta” segundo o yoga às partes de uma árvore.

Algum livro sobre Anatomia do Yoga – Uma leitura para compreender as limitações de cada um, para adaptar a prática em benefício do corpo e não machucá-lo e pela tremenda importância de conhecer o corpo humano.

Os épicos Ramayana e Mahabharata - As duas obras, assim com todos os demais textos sagrados hindus, possuem um aspecto externo mitológico, como o de uma simples lenda mitológica sobre reis e príncipes, deuses e demônios, sábios e santos, guerra e paz. Mas o sentido “exotérico”, de certa forma oculto, na verdade versa sobre o objetivo mais importande da existência, moksha (libertação).

Uma interpretação do Sutras de Patanjali – Patañjali teria sido o compilador desta obra que, segundo a tradição, é o resumo e o resultado de alguns séculos de debates entre filósofos e praticantes do Yoga. E foi a partir desses textos que o Yoga se tornou uma doutrina.

O coração do Yoga - Um apanhado de estudos essenciais sobre posturas, respiração, meditação, filosofia e textos clássicos de yoga organizados por T. K. V. Desikachar. A base de seus ensinamentos é que a prática de yoga deve ser continuamente adaptada para cada tipo de pessoa, com suas características físicas, necessidades, estado de saúde e estilo de vida.

Algo sobre Yoga & Ayurveda – Pois são ciências milenares que caminham juntas em benefício à humanidade. Quando combinadas ajudam a clarificar a autotransformação para o perfeito equilíbrio no caminho pela vida.

Light on Pranayama - Um guia da filosofia e a prática do Yoga e a antiga disciplina de cura para o corpo e a mente. O livro oferece descrições completas e ilustrações de todas as posições e exercícios respiratórios (pranayamas).

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...