Why So Serious?

Acabo de ler um post no blog Elephantjounal, cujo tópico estimula nós yogis a refletir sobre o tema “isto é só yoga” - onde se questiona a seriedade da prática ou a falta dela. Estamos levando muito a sério? A tal ponto que quando estamos numa sala de aula permanecemos rígidos em busca do perfeito alinhamento? Ou nem se quer conseguimos sorrir e desfrutar a energia da postura? Ou o contrário, desprezamos os grandes ensinamentos dessa filosofia milenar?

O que você acha?

Eu, assim como Buda, prefiro o caminho do meio. Vejo muitos yogis extremamente radicais em sua conduta e julgamentos, fato que interfere até a clareza de aceitar o tempo e limitação de cada um. Mas também fico inquieta quando vejo declarações de que “o yoga não serve para nada”, como assim????

Yoga será para cada um uma jornada diferente. E não se pode afirmar que um está “mais evoluído” do que o outro simplesmente porque pratica mais vezes por semana, sabe mais sobre os yamas ou ainda porque é vegano. O yoga é uma filosofia para todos e qualquer um! É autoconhecimento. É para conquistarmos equilíbrio e vivermos em harmonia.

"O Yoga tem uma mensagen completa para a humanidade.
Tem uma mensagem para o corpo.
Tem uma mensagem para a mente.
Tem uma mensagem para o espírito."
{Swami Kuvalaynanda}

Portanto se o yoga é agora para você uma ótima prática como um bom alongamento, pratique! Se é um exercício respiratório que lhe ajuda em vários aspectos, respire! Se é o contato com o silêncio nos minutinhos de meditação, medite! Se é a transcendência do som com a música, cante!

Seja como for, aproveite cada lindo dia!

2 comentários:

Flor Baez disse...

Assim como você, acho o caminho do meio o mais equlibrado. Cada um tem o seu tempo para equanimizar a mente e o corpo.

Eu até entendo este questionamento sobre como você trata a yoga na sua vida. Conheço algumas pessoas que são professores de yoga mais ainda não conseguiram assimilar os ensinamento do yoga para a vida. Acha que basta apenas saber os nomes dos asanas e só.

A grande trasformação precisa acontecer simultameneamente no Ser, para que ele seja efetivo e real.

Com amor,

Viviane Leme disse...

Lindo Flor!
É isso aí ;)
Namastê
Vivi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...