O Trabalho

Hoje acordei pensando no trabalho... não no meu, ou no seu ou de qualquer outra pessoa, e sim no ato de trabalhar, na rotina de trabalhar, na grande parte da vida. Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral com executivos brasileiros, homens e mulheres, revelou que 65% dos ouvidos investem 70% de seu tempo e energia na vida profissional.

Só que em dias como hoje, frios e chuvosos essa dedicação muitas vezes se coloca à prova. Não que o profissional deixará de executar seu trabalho por conta disso, não jamais! Mas porque são em dias como esses que a gente acaba deixando a peteca cair, calculamos quanto tempo falta para as próximas férias, ou quando teremos o próximo feriadinho...

É nessa hora que você precisa estar determinado, mesmo que neste momento você só consiga enxergar os defeitos da rotina de trabalho, keep walking!! Nesses dias onde a motivação despenca, e acabamos nos encontrando mais envolvidos com algumas chateações do trabalho, exercite os bons pensamentos. Tente imaginar a sua rotina sem ter um emprego, por exemplo. Ahhh que delicia, nos primeiros dias ou até meses iria aproveitar o seu tempo para fazer tudo aquilo que agora não consegue como aprender a velejar, ler mais, viajar muito, visitar amigos e familiares, ir no cinema em plena segunda a tarde! Ai que delícia.... Mas e depois? Você consegue se imaginar vivendo assim por anos? O ser humano é assim... vive sonhando, mas não consegue viver assim.

O 1° obstáculo seria o dinheiro, claro. Como sobreviver sem? Ainda assim, supondo que de alguma forma ou renda, sobrevivesse, viveria sem uma rotina, sem um objetivo e em longo prazo sua sanidade mental seria abalada pura e simplesmente por assistir toda a sociedade conquistando progresso com o suor de seu trabalho. Perderia o entusiasmo e inevitavelmente desejaria uma ocupação.

Portanto, não se engane! Por pior que pareça ser o seu trabalho, agradeça por estar executando-o. Reavalie suas expectativas, analise se o problema é mesmo do emprego ou se encontra em você e nas expectativas que colocou neste cargo. Pense na possibilidade de um curso, uma pós ou algo para se reciclar que ajude a refletir. E em última instância tente vislumbrar a transferência para outro departamento ou até mesmo ou emprego.

"Trabalhe para manter viva em seu peito aquela pequena faísca de fogo celestial, chamada consciência."
{George Washington}

P.S - É claro que acho super válido uma pausa (com data prevista para acabar) para viajar para aprender outra língua, fazer um mochilão para conhecer outras culturas, ou alguma outra experiência transformadora como o caminho de Santiago de Compostela, alguns dias num ashram na Índia, uma aventura pelo Nepal, um role de bike pela europa, ou seja lá qual for a sua loucura...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...