Nadar e Chegar

Há quem jure que o ser humano, todo ele, é regido pela lei do menor esforço. Os que dizem isso não estão de todo errados. Freud afirmou que nascemos regidos pelo princípio do prazer. As coisas que nos dão prazer têm que ser vividas aqui e agora, sem perda de tempo. Esse é o princípio, só que esse princípio levado ao pé da letra, pode nos destruir. A sociedade não resistiria meia hora se cada um de nós saísse por aí a buscar aqui e agora pelos próprios prazeres. Organizada, a sociedade criou leis, o que pode e o que não pode ser feito. Ainda assim, bate dentro de nós a tal lei do menor esforço, buscamos o caminho mais curto para os nossos prazeres.
O vagar, o detalhamento, o planejamento, o lançamento das sementes e a espera pela colheita também dão prazer, mas exigem, é claro, paciência. Dizem que a pressa é inimiga da perfeição, e esta é uma frase que ainda não foi superada e deve ser ouvida com respeito. “Nós todos adoramos vencer, mas quantas pessoas adoram treinar?” {Mark Spitz - nadador olímpico, 1972}.
Qualquer que seja a nossa atividade profissional exige treinamentos, esforços repetitivos e anônimos, desgastantes, extenuantes, e muita paciência. O sucesso, a competência, exige tempo e esforços, muitos esforços. Mas é inevitável que embalados pelo ideal o sujeito cruzará a linha de chegada de sua meta na vida. Pois vencer todos querem. Trabalhar duro, bem poucos. E como podemos chegar à boa praia da vida sem nadar?

1 comentários:

Anônimo disse...

A espera pela colheita também dão prazer,mas exigem é claro,paciência.Essa frase me chamou a atenção, pois a paciência é primordialmente uma atitude para obtermos um bom resultado,quando desejamos algo.
FATIMA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...