O velho, a criança e o burro

Esta história circulou por várias culturas; a Índia foi provavelmente o berço. Na cidade de Ahmedabad vivia um menino com seu avô. Certa manhã, ambos decidiram levar o único animal, de sua pequena fazenda para um mercado do outro lado da cidade. A venda do burro ajudaria a comprar sementes para a próxima estação.

Os dois comeram e beberam, vestiram-se com roupas limpas e escovaram o burro. Depois de todas as tarefas domésticas realizadas, cada um se posicionou de um lado do animal, e começaram a andar. No meio da cidade, um grupo de jovens, gargalhando, gritou em direção aos dois:
- Que imbecis! Eles têm um burro e não o usam! Pelo menos o velho podia montá-lo!
Ao ouvis os jovens, o velho decidiu montar o animal. Agora no neto puxava o burro pelas rédeas. Alguns instantes depois, um grupo de mulheres indignadas gritou em direção aos dois:
- Que falta de vergonha na cara! Um senhor de idade montado no lombo do burro e uma pobre criança andando a pé!
Ao ouvir as mulheres, o avô decidiu trocar de lugar com o neto. Agora era ele que puxava as rédeas do animal. Minutos depois, um grupo de trabalhadores gritou em direção aos dois:
- O mundo acabou! Que absurdo! Os mais novos não respeitam mais os velhos! Onde já se viu tal cena, um menino deixar um ancião andando a pé!
Ao ouvir os homens, os dois decidiram compartilhar o lombo do burro. Quando eles estavam quase chegando ao mercado, alguns comerciantes gritaram:
- Vocês não têm coração! Coitado do podre animal! O peso dos dois vai acabar quebrando o lombo do burro!
Ao ouvir os comerciantes, os dois saltaram do lombo do burro, entreolharam-se e resolveram carregar o animal nos próprios ombros. Assim que entraram no mercado, todos os que lá estavam começaram a rir daquela cena inusitada. Alguns gritaram:
- Que idiotas! Têm burro e, em vez de montá-lo, carregam-no nas costas!
Ao ouvir tais comentários, o avô e o neto ficaram sem saber o que fazer e , sem perceber uma pedra no meio do caminho, tropeçaram e deixaram o burro cair no chão. Os dois se agacharam e viram que o animal estava morto.

O mestre indiano que contou essa história disse ao seu final,
- Não fique o tempo todo ouvindo a opinião dos outros, pois você poderá acabar morrendo como o burro. Ouça, em primeiro lugar, a voz do seu coração.

Conto para começar a semana (ou o ano!) bem seguro das SUAS escolhas ;)

1 comentários:

Mariana Angeli disse...

Viva a sincronicidade da vida! Esse texto é tudo o que eu precisava ler.
Obrigada! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...