Motive-se com o não

Recebi esse artigo de uma colega aqui da agência e como tudo que recebo e acho legal eu compartilho, aqui estou eu compartilhando mais uma leitura reflexiva para quem tem dificuldade de gostar da segundona...

Por Sylvio Ribeiro

O mundo seria maravilhoso se todo mundo tivesse o privilégio de ter pais incentivadores e amorosos, chefes competentes e que o ajudasse a crescer, e não existissem pessoas puxando outras para baixo.

Será?

Eu tenho minhas dúvidas se ter a aprovação das pessoas todo o tempo pode levar pessoas a conquistarem grandes coisas. Desde sempre, o homem foi movido a adversidades e desafios. E, no mundo, há dois tipos de pessoas: aquelas que tentam se adequar à adversidade e as tentam superar. Vai dizer que você não conhece alguém que foge ao menor sinal de desafio? Nas empresas, isso acontece o tempo todo. Há um trabalho chato a ser feito, um cliente mala a ser atendido, uma noite a ser trabalhada e ninguém se oferece, não topam o desafio e acabam perdendo uma boa oportunidade de se destacar dentro da empresa.

Entre as adversidades e desafios, existe um capaz de derrubar violentamente a maioria das pessoas, o não.Não, é loucura!

    Não posso lhe autorizar a fazer isso.
    Você nunca vai conseguir.
    Isso não pode ser feito / é impossível / ninguém nunca fez.
    Você não vai chegar a lugar nenhum assim.
    Por quê? Porque não quero.

Considerado o maior inventor de todos os tempos, Thomas Edison foi a obrigado a ouvir de uma professora que ele era burro demais para aprender alguma coisa, ela o aconselhou a ir trabalhar no campo onde talvez tivesse futuro por ser uma pessoa legal. No começo de carreira, alguém teve a audácia de dizer para os Beatles que o som deles não era bom e que a música com guitarra iria acabar. Quase toda grande história de sucesso é antecedida por dúvidas, desafios aparentemente impossíveis e reprovações. Comece a reparar.

O que separa os grandes dos comuns é difícil dizer, acredito que seja um misto de rebeldia, paixão e equilíbrio emocional. É como se eles se recuperassem de um machucado rapidamente só para poder tentar de novo, desafiando a natureza. Esse é o roteiro básico de muitos filmes hollywoodianos, o mocinho se depara com o vilão em seu caminho que se diz melhor, que ele não vai conseguir, que ele é fraco. No começo, o vilão parece uma barreira intransponível, mas nos últimos minutos, apanhando feio, o mocinho  encontra uma brecha e consegue superá-lo. É comum e até previsível, mas esses filmes tentam nos ensinar a mesma lição há décadas e muitos parecem não ter aprendido. O não traumatiza pessoas, a dificuldade paralisa, isso é normal, adversidades são normais. O que não se pode achar normal é o conformismo. Não vemos isso no cinema, e há uma razão para isso.

A capacidade do não motivar pessoas eu chamei de motivação inversa. Assim como a psicologia inversa em crianças, dizer que eu não posso fazer algo só me motivará a tentar mais. Quase todos os tipos de negatividade já foram quebradas, frases como: “isso não vai funcionar”, “você vai morrer de fome se trabalhar com isso” e “pare de sonhar demais”. Não é porque você não conseguiria que o outro não pode tentar. Ninguém tem o direito de dizer isso, mas elas dizem e, às vezes, não é por mal. Então, o melhor a fazer é ver aquilo como um grande desafio. E quanto maior o desafio, maior a recompensa, não?


{Fonte: Pequeno Guru}

1 comentários:

Lavkush disse...

your site is very nice, and it's very helping us this post is unique and interesting, thank you for sharing this awesome information. and visit our blog site also
Apna Tv
tipsontechnology
learn every time new tips on technology
Hey my audience, in this website we’ll post about many tips on technology. many tips on hacking, education and many entertainment niche. i’ll post something special for you, Everyday
So check out it from here
tipsontechnology
learn every time new tips on technology

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...