yOMga deseja a todos OM Shantil! Que haja muita Paz neste Natal!

A prece


Como indivíduo limitado, invoco o auxílio de Ishvara, do Senhor, a graça do Senhor, através de um ato de oração. A oração é uma ação, pois se estabelece na vontade de cada um. Tanto é um ato que invoca a graça, como uma simples auto-sugestão. Quando sento em meditação, relaxado, ofereço uma prece ao Senhor, a quem invoco sob qualquer forma, sob qualquer nome. Rezo:

Ó Senhor, que eu tenha a maturidade de aceitar simplesmente o que não posso mudar; que eu tenha o desejo e o esforço necessários para mudar o que posso; e que eu tenha sabedoria para saber a diferença entre o que posso e não posso mudar.

Não posso mudar a minha infância, minha ascendência, todo o meu passado. O que aconteceu em minha vida, não posso mudar. O que aconteceu, aconteceu. Nada posso fazer a esse respeito. No que se refere ao que já aconteceu, não tenho nada a lamentar. Deixo cair minha angustia pelo acontecido.  

Há muitas coisas que posso mudar, que posso consertar. Busco força de vontade e habilidade para fazer apropriadamente os esforços adequados para mudar. Não perco tempo tentando mudar o que não posso mudar; nem perco tempo acolhendo situações nocivas que posso mudar. A diferença entre os dois -  o que posso mudar e o que não posso mudar – não é fácil de distinguir. Torna-se necessário sabedoria, pelo que novamente invoco Sua graça:

Ó Senhor, possa eu desfrutar, ter a maturidade de aceitar simplesmente o que não posso mudar, a vontade e o esforço para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença.

Possa eu não tornar a mim mesmo uma vítima, submetendo-me ao passado. Permita-me ver claramente que não posso alterar o que já aconteceu. Que eu não tenha nenhum remorso, tristeza, raiva, ou agitação a esse respeito. Permite-me identificar, bem claramente, pensamentos relativos ao passado que não posso mudar, de modo que eu possa aceitá-lo pelo o que é. Permite-me estar ciente de tudo quando possa mudar. Que isto fique claro para mim. Que não haja nenhuma dúvida.

Ó Senhor, possa eu ter a maturidade de aceitar total e simplesmente o que não posso mudar, o propósito e o empenho em mudar o que posso, o entendimento da diferença entre o que posso e não posso mudar. 
(Texto extraído do livro Orações e Meditações ao Amanhecer. Swami Dayananda Saraswati)

Om Shanti, shanti, shanti!
Hari Om


O Natal...

Natal é família;
Natal é união;
Natal é esperança;
Natal é alegria;
Natal é também um PRESENTE...  

o momento PRESENTE que nos é dado para refletir sobre nossos valores, o momento para desfrutar da companhia de pessoas amadas. O PRESENTE não é passado e nem futuro, é o PRESENTE. Então abra o seu coração e receba este PRESENTE, aceitando exatamente como ele se apresenta hoje e feliz por ele ser assim!

O meu PRESENTE é ser consciente e colaborar com o meio ambiente, por isso, neste Natal, optei por criar embalagens em jornal. Foi uma maneira criativa que encontrei para reutilizar esta "matéria-prima" e ao mesmo tempo evitar os desperdícios que observo todos os anos com embrulhos e sacolas, etc... e sabe que  achei que ficou até bonitinho?!

 

Bem-vindo Verão!



O verão chegou e junto com ele todo o alto astral que esta estação carrega: cores vivas, maior disposição para nossa prática de Yoga, roupas leves e confortáveis, praia, sol (com proteção, é claro!) e um sorvetinho, afinal ninguém é de ferro!!

E para você ficar um pouco mais entendido no assunto aí vai algumas informações interessantes que achei:

1 - O picolé mais famoso do Brasil, que completa 65 anos, foi o primeiro do país e o segundo sorvete a ser lançado pela Kibon, em 1942, logo depois do Eski-bon. O sorvete no palito mantém até hoje a mesma fórmula, que o diferencia do mero sorvete de chocolate: além do leite e do chocolate, leva malte.
2 - A fórmula de sucesso era um negócio da China. Antes de chegar por aqui, o picolé já era fabricado pela empresa americana U.S. Harkson no país oriental. Diante da ameaça de guerra entre China e Japão, o dono decidiu fugir com a empresa para o Rio de Janeiro. Por aqui, a Harkson virou Sorvex e, depois, Kibon. A composição foi alterada para se adaptar ao paladar mais doce dos brasileiros.
3 - Além do sucesso nas padocas e botecos de esquina, o picolé foi eternizado nos textos do dramaturgo Nelson Rodrigues, que dizia que "é preciso alma até para chupar um Chicabon" e que "sem sorte não se chupa nem um Chicabon. Você pode engasgar com o palito ou ser atropelado pela carrocinha".
4 - A origem do nome da guloseima é controversa. A versão oficial diz que Chicabon é uma homenagem carinhosa às tantas mulatas cariocas chamadas Francisca (ou Chica), nome comum na época. Outra, mais romântica, conta que um americano da empresa caiu de amores por uma negra chamada Francisca e decidiu declarar o seu amor no nome do picolé.
5 - A temperatura ideal para se servir um sorvete de massa é 8º F, para que sua textura ,sabor e leveza sejam melhores apreciadas.
6 - Para cortar o impacto de seus produtos no meio ambiente, a Unilever (maior produtor de sorvete do mundo) está estudando desenvolver um sorvete que não precisa ser refrigerado até chegar à casa do consumidor - o que diminuiria a emissão de gás carbônico. Se funcionar, o sorvete viaja em caixas na temperatura ambiente para onde for distribuido e, assim que você o compra, coloca a sobremesa no freezer. O desafio é fazer a guloseima ficar tão gostosa quanto é hoje, disseram os cientistas da Universidade de Cambridge, que coordenam a pesquisa. Segundo a matéria da Times, a Unilever libera - entre fábricas, escritórios, laboratórios e mais - cerca de 4 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Então a iniciativa já começa a ajudar em alguma coisa!
Links:

Trilha sonora para o final de semana...


Norah Jones é pianista, cantora, compositora, e como se não bastasse é ainda filha de ninguém menos que o tocador de sitar indiano Ravi Shankar. Este que se apresentou no lendário Woodstock junto com grandes mestres da música e influenciou os Beatles durante a fase psicodélica deles, e após o fim da banda, gravou um disco maravilhoso (!) produzido por George Harrison (Chants of India).

Sua filha, Norah, também tem uma carreira de sucesso... Com um estilo musical único onde mistura jazz com folk numa voz meiga e com um grande talento, levou merecidamente o Grammy Awards de 2003 com a música “Come Away with me”. Clipe que deixo como trilha sonora para um doce final de semana!!!




O Motim - The Rising

Baseado em fatos reais, o filme conta a fantástica história sobre a crença e a coragem de um homem chamado Mangal Pandey que liderou um motim contra a Companhia Britânica das Índias Orientais, a favor da libertação da Índia. Isso em 1857, uma época em que a Índia ainda era colônia inglesa, os indianos serviam a Companhia há mais de cem anos e o país era totalmente regido pelas leis da Inglaterra; assim como o seu povo obrigado a conviver com o exército britânico em seu território.

O Motim mostra claramente a intervenção da Inglaterra sobre os hábitos, os costumes e as crenças hindus, o que nos leva a um auto-questionamento dos nossos tão estabelecidos conceitos sobre certo e errado...


"YogAir"

Férias chegando, viagem planejada, destino dos sonhos e... stress de aeroporto? Essa é uma bagagem que ninguém quer levar junto definitivamente! E onde alguns só conseguem ver problemas outros vêem oportunidade de negócios!

Foi assim que a americana FastPark & Relax, empresa que oferece translado para o Bush Intercontinental Airport em Houston, E.U.A, achou a solução para ajudar. Eles tiveram a brilhante sacada de incluir aulas de Yoga gratuitas durante o trajeto até o aeroporto.

Com funciona? O instrutor demonstra exercícios de Yoga que os passageiros podem executar mesmo estando sentados naquele mísero espaço de suas poltronas no avião e os passageiros aproveitam as dicas para relaxar e curtir. 
fonte:http://www.myfoxhouston.com/dpp/news/local/091124-yoga-airport-parking-shuttle


"Um incidente não passa de uma oportunidade disfarçada para sermos criativos. Criatividade tem a ver antes de tudo com coragem. À disposição para correr riscos, experimentar coisas novas e compartilhar as experiências com os outros." (Michelle Achkar)



Não perturbe


Tá difícil meditar mesmo que sejam alguns minutinhos do seu dia? Experimente antes de se sentar respirar fundo 10 vezes, alongue todo o corpo começando pela cabeça descendo até o pé, desligue o celular, busque um mantra e repita-o até que consiga acalmar as grandes oscilações da mente e só então desfrute de sua companhia. Sinta-se à vontade consigo mesmo...

Segunda sem carne



"A campanha Segunda sem Carne objetiva incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne, ao menos, uma vez por semana, tendo assim benefícios para sua saúde e a saúde do planeta. Ao diminuir o consumo de carne reduzimos, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. 

A Campanha é também um convite a repensar nossa alimentação cotidiana, muitas vezes pobre em nutrientes pelo simples desconhecimento da variedade de hortaliças e verduras disponíveis. O consumo de comidas prontas, fast food ou similares, facilitou a vida altamente urbanizada dos grandes centros, diminuindo o tempo gasto com a alimentação. Mas o preço é alto e se reflete em nossa saúde e também nas experiências de sabor que perdemos."
(texto extraído do site http://www.svb.org.br/segundasemcarne)




Arnaldo Jabor fala sobre a campanha:


Contemplação


"O melhor lugar do mundo é aqui e agora!"
Ótimo final de semana.
Namaste

Yogaterapia

É bastante comum ouvir numa sala de prática de yoga pessoas, em especial mulheres, reclamar de desconforto nos punhos ao tentar fazer posturas como o Bakasana (foto) ou outras. Eu já passei por isso e vou dar uma dica que pode funcionar se você fizer com disciplina!  

A dica é Pavana muktasana TODOS OS DIAS!!! Ou ao acordar, ou antes de dormir, ou se você pratica todos os dias inclua sempre antes da prática, enfim, reserve algum momento do seu dia para ele (uns 10 minutinhos são suficientes!).

Mas o que é Pavana muktasana? São exercícios de aquecimento que servem para lubrificar as articulações mantendo bem o seu funcionamento  e evitando possíveis lesões ou problemas como artrose ou artrite.

Segue abaixo alguns exemplos bem simples de uma série anti-reumática:

Experimente! Você vai se sentir bem melhor!

Folhas

Li esse post no blog da Claudia Alcione Pereira, o Pão de Ló e achei uma idéia que tem tudo a ver com uma recepção de yoga. Adoro esses pequenos detalhes de decoração...



"Não é que o dinheiro está curto e o porta copo sumiu da gaveta… Usar uma folha de apoio para os copos é só mais uma graça que deixa a mesa charmosa. Só tome cuidado na escolha da folha. Ela tem que ser bem lisa no meio, sem aquele caule grosso (acho que é caule, sinceramente não sei…), para que o copo não desequilibre e acabe caindo. Outra ideia para o uso da folha,  é escolha uma maior para  colocá-la  em baixo da travessa onde a comida será servida."


Anda pesquisando e estudando mais a fundo o tal yoga?

Já sabe que segundo o devanagari é “o yoga” e não “a yóga”, memorizou alguns nomes das posturas que mais pratica, aprendeu o significado do OM e anda super empolgado com o tema?  Então teste a quanto anda o seu progresso:

http://www.fitsugar.com/4355153
E continue sempre praticando e estudando!!
Namaste

Tendências...



A novidade yogica agora é Aqua Yoga, uma modalidade super bem vinda nesta época do ano, não é mesmo?! Mas além da diversão que a modalidade na água oferece outra vantagem é que não é necessária tanta força nas posturas como no solo.

E nem é preciso falar que é muito mais relaxante, a própria água por si só já relaxa, somada as técnicas do yoga a combinação fica terapêutica ótima para tranqüilizar o stress do dia-a-dia. Além de não ter contra-indicações como alguns cuidados no solo para àqueles praticantes com problemas nas costas ou joelhos, bastante comuns.

Se você quiser experimentar saiba onde encontrar: Academia Eco Fit Club
Ler reportagem completa.

Simples.mente.yoga

É hoje o Satsang com Marcos Schultz em Floripa no Recanto Champagnat. Saiba mais...

Sat = verdade. Sang = companhia.
Satsang significa, "em companhia da verdade".
O satsang é um encontro que visa criar um ambiente propício para práticas espirituais que promovem o bem-estar e o desenvolvimento da devoção, independentemente de religião ou credo.



Om Shanti para o fim de semana!

Vale Yoga


A idéia foi ótima e se traduz literalmente como no título: um Vale Yoga, assim como aquele vale presente que já estamos tão familiarizados a encontrar em livrarias, lojas, supermercados, etc.

Segundo seus criadores, São Paulo ganha pela primeira vez um guia como este onde o aluno dispõe de um vale  que inclui 200 aulas experimentais em 100 dos melhores estúdios da capital. Tudo isso para que ele possa eliminar todas as suas dúvidas de onde, como e por quê praticar Yoga. E as boas idéias não param por aí, tem ainda o vale empresa para relaxar os funcionários e aumentar a produtividade. 

Que máximo!! Eu adorei essa iniciativa e neste final de ano vou presentear com Vale Yoga  não só desejando, mas dando muita saúde à todos!



Calendário Hindu

O calendário Hindu é chamado de Panchang ou Panchanga, ou ainda Panjika. Ele é parte vital na vida dos Hindus devido a sua indispensável importância em calcular as datas dos festivais, bem como os dias auspiciosos para realizar rituais.


O calendário Hindu estava inicialmente baseado nos movimentos da lua, quando idéias astronômicas dos Babilônios e dos Gregos reformaram o sistema de calendário indiano e este desde então se alterou. Apesar disso, os festivais religiosos e as ocasiões auspiciosas são decididas com base nos movimentos lunares.
 

Espetáculos tradicionais

JANEIRO / FEVEREIRO
Sankaranti/Pongal (Karnataka, Andhra Pradesh e Kerala): Pongal é um festival da colheita, que dura três dias. Dia da República (nacional): Declaração da República a 26 de janeiro de 1950. Em Deli celebra-se com um grande desfile militar e danças típicas. Vasant Panchmi (nacional): Festival hindú dedicado a Sarasvati, deusa da aprendizagem. As mulheres enfeitam-se com 'saris’ amarelos. Festival flutuante (Madurai): celebração do aniversário dum governante do seculo XVII, com barcaças iluminadas que transportam deidades do templo ao ritmo de cânticos no lago de Mariamman Teppaculam.

FEVEREIRO / MARÇO
Shivarati (nacional): rendição de culto solene ao deus Shiva, com jejum e cânticos. Há celebrações especiais em Chidambaram, Kalahasti, Khajuraho, Varanasi e Bombaim. Holi (no Norte): popularmente denominado "O festival das cores", celebra a chegada da Primavera com aspersão de água e pós coloridos. Mardi Gras (Goa): três dias de Quaresma com Carnaval. Ramanavami (nacional): o nascimento de Rama, encarnação de Vishnu. Ha representações de teatro folclórico. Mahavir Javanti: festival jainista do nascimento de Mahavira, o último tirthankara. Páscoa (nacional): sexta-feira santa e domingo de Páscoa.

MARÇO / ABRIL
Kumbha Mela. O mais antigo e o mais importante dos festivais hindus. Tem lugar de três em três anos numa das quatro grandes "cidades santas": Nasik (Maharashtra), Ujjain (Madhya Pradesh), Prayag e Haridwar (ambas en Uttar Pradesh). Assistem milhares de peregrinos que se banham no rio sagrado Ganges.

ABRIL / MAIO
Baisakhi (Purjiab, norte da Índia): celebra-se com um baile cheio de ritmo e de alegria, que se chama Bhangra. Num dia como este o Guru Gobind Singh fundou a ordem de Khalsa. As mulheres vestem ’saris’ amarelos. Vishu: o ano novo em Kerala. Celebração com fogo de artifício, comem-se doces, veste-se roupa nova, etc... Yugadi (Karnataka, Andhra Pradesh e Maharashtra); ano novo lunar hindu. Puram (Trichur, em Kerala): festa durante a fase de lua nova com espectacular procissão de elefantes que transportam umbelas cerimoniais, dando voltas em redor do templo, e fogo de artifício à meia-noite. Id-ul Fitr. Celebração para despedir o mês do Ramadão. Minakshi Kalynan (Madurai): esponsais de Minakshi com o deus Shiva num festival de templo muito colorido de dez dias de duração onde as deidades são transportadas numa enorme carreta. Feiras (Rajasthan): Urs Ajmer Sharif em Ajmer. Espectáculo religioso, cultural e comercial de 6 dias, dedicado ao santo muçulmano Salim Chisti.

JUNHO / JULHO
Rath Yatra (Qrissa): o festival mais importante em honra do deus Jagannath (Deus do Universo), com três carretas colossais que são arrastadas, por milhares de peregrinos, do templo de Puri. Festivais semelhantes a menor escala têm lugar em Ramnagar (perto de Varanasi), Serampur (perto de Calcuta) e Jagannathpur (perto de Ranchi). Id-un-Zuha (nacional). O festival muçulmano mais celebrado na Índia que comemora o sacrificio de Abraham.

JULHO / AGOSTO
Tij (Rajasthan), muito especialmente em Jaipur: procissão da deusa Parvati para dar as boas-vindas à monção, com elefantes, camelos, dançarinos, etc. As mulheres vestem ’saris’ verdes. Raksha Bandhan (norte e oeste): representação de un costume legendário. As irmãs atam ’rakhis’ (talismãs) aos pulsos dos seus irmãos e trocam presentes. Nag Panchmi (Rajasthan, Karnataka e Maharashtra): festa dedicada à mítica serpente chamada Shesha. Anarnath Yatra (Vale de Lidder, Caxemira): os peregrinos visitam durante a lua cheia o lugar onde o deus Shiva revelou à sua consorte Parvati o segredo da salvação. Muharran: comemoração do martírio do Imam Hussein.

AGOSTO / SETEMBRO
Dia da Indepenéncia (nacional): 15 de Agosto. Discurso do primeiro ministro no Forte Vermelho de Deli. Jannashtami (nacional): celebra-se o aniversário do deus Krishna. Onam (Kerala): legendário festival da colheita. Ganesh Chaturthi (Puna, Orissa, Bombaim, Karnataka, Andhra Pradesh e Madrasta): festival dedicado ao deus com cabeça de elefante, Ganesh. Submergem-se figuras gigantes da deidade na água. Pelo seu particular coñorido, vale a pena visitar Bombaim no dia da imersão.

SETEMBRO / OUTUBRO
Dashera (nacional): o festival mais conhecido do pais, que se celebra de diferentes modos. No norte, particularmente em Deli (onde é conhecido por ’Ram Lila’), a música e o teatro rememoram a vida de Rama; em Kulu, o festival celebra-se igualmente de uma maneira pitoresca. Em Bengala e em muitas regiões do leste da Índia, é conhecido por Durga Puja e, no sul, por Navaratri. Em Tamit Nadu, Kerala e Andhra Pradesh dura nove noites. Em Mysore celebra-se no palácio um festival de música e, ao décimo dia, tem lugar uma espectacular procissão de elefantes que sai do palácio do Maraja. Feira Himachal Pradesh: no vale de Kulu, esta feira coincide com a celebração de Dashera durante dez dias. Gandhi Jayanti (nacional): dia de aniversário do Mahatma Gandhi Divali (nacional): um dos mais vivos e coloridos festivais da Índia que marca, em alguns sítios, o início do novo ano hindu. No leste do país venera-se particularmente a deusa Kali; noutros lugares adora-se a deusa da prosperidade, Lakshmi. Onde quer que seja que se celebrem, os fogos de artifício e a iluminação resultam magnificos. Gurpurab (norte da Índia): homenagem aos dez ’gurus’ mestres ou preceptores do sikhismo.

NOVEMBRO
Feira Bihar: a feira de gado mais importante do mundo, que dura um mês em Sonepur e Patma, junto ao Ganges. Feira Pushkar, Rajasthan: feiras de camelos e gado, com corridas de camelos, jogos acrobáticos, etc.

DEZEMBRO
Natal (nacional): celebrado de modo exuberante em Goa, Bombaim, Kerala e Tamil Nadu.

Além dos festivais e feiras referidos, há muitos outros cuja importância regional se celebram com igual pompa. Os mais autênticos de todos são os seguintes: 1. os festivais dos templos do sul da Índia. É possível obter um catálogo por meio da Delegação Nacional de Turismo da Índia; 2. as famosas festas de Ladakh e Caxemira; 3. as festas de Rajasthan. Realmente seria estranho que um viajante não coincidisse com algum festival ou festa em preparação.

Fonte:

Praticar yoga numa sala a 40°C, você toparia??

Apresento-lhes a Bikram Yoga uma aula que dura em média 90 minutos e que ficou conhecida como “hot yoga”. Esse estilo foi desenvolvido pelo americano Bikram Choudhury, cuja empresa localiza-se em Los Angeles, California.

A classe, preparada para aula com 40% de umidade, é guiada com uma linguagem especialmente desenvolvida para ocasião e a aula inclui 26 posturas e 2 pranayamas (= exercícios respiratórios).

Os que freqüentam juram que as altas temperaturas e as fortes posturas são para ajudar na concentração, mas eu acho que vai muito além porque o corpo bem aquecido consegue oferecer maior alongamento e conseqüentemente melhor desempenho. 

O estilo ainda não é muito difundido no Brasill, embora possam ser encontrados muitos estúdios nos E.U.A e na Europa, mas também com o calor que tem feito por aqui acho que não estamos muito diferentes não! (rsrs)


Fontes:
The New York Times

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...