Quem "mantra" seus males espanta...


Kirtan with Chant Artist David Newman aka Durga Das 
from the DVD "Into the Bliss"  

O asana e o Yoga

O Yoga chegou ao ocidente há poucas décadas, mas sem dúvidas conquistou o nosso coração! No início foi adotado principalmente como terapia e utilizado como prevenção de estresse ou distúrbios da atenção, hoje totalmente relacionado a um "estilo de vida". O grande afeto que nutrimos por essa prática nos faz acreditar que tenha sido sempre assim, desde há muito tempo atrás lá na fonte, a Índia. No entanto, esta visão idealizadora de mestres habilidosos praticando séries de asanas, originalmente é bem diferente.

Nascido por volta de 4500-2500 a.C. a partir de reflexões de textos clássicos do Vedanta, o Yoga não menciona qualquer variedade de asanas, senão em tempo mais recentes. O que se sugere é apenas que busque um assento confortável, ou um ajuste do corpo a uma prática meditativa ou ainda qualquer asana em que seja capaz de se manter confortavelmente.

Mas então de onde vem o que praticamos hoje?

Segundo estudos do autor Carlos Eduardo Gonzales Barbosa, há alguns indícios sugestivos de que a prática de séries de posturas teria origem militar, na ginástica tradicional da Índia (chamada vyayama). O uso do vyayama se estende por pelo menos tanto tempo quanto a prática do Yoga meditativo. Essa integração entre o vyayama e o Yoga teria se iniciado talvez dentro da Confederação Maratha, um estado hindu que surgiu no séc. XVI e que inaugurou o nacionalismo contra o império islâmico Mogul.

Dentro do território Maratha também se desenvolveu uma mistura de ginástica com arte marcial, chamada Mallakhamb, que, por volta do final do séc. XVIII também se misturou ao Yoga. Os Mathas eram contrários ao sistema de castas, defendiam o uso da língua sânscrita e por motivos políticos tiveram sua imagem atacada por grupos internos da Índia.

O Hatha Yoga só foi ganhar espaço pelas mãos de Kuvalayananda, este que havia aprendido Yoga de um campeão de Mallakhamb. Também o Yoga de Krishnamacharya, principal fonte do Yoga no Ocidente, se fundamenta na documentação do antigo reino de Mysore, que teve longas e turbulentas relações com os Marathas.

Ou seja, ali se apresenta um Yoga distante de sua forma original, totalmente confundido com as práticas de Mallakhamb, e bem diferente do objetivo original do asana que era dar ao praticante a tranqüilidade e estabilidade necessárias para que ele pudesse manifestar sua verdadeira natureza interior.

Como os dados são escassos, existem inúmeras outras teorias sobre o assunto, mas o mais importante é: quando você fizer sua prática de asanas, lembre-se que, embora eles tragam um grande bem-estar, este não era o benefício primordial que esta disciplina buscava. Seja sincero com você mesmo, aceite-se exatamente como você é, busque a sua essência!!! Isso sim é a prática ideal :)

Texto baseado:
Fonte: Yoga Vidya . Revista e Programação do Centro Montanha Encantada 2010
De: Carlos Eduardo Gonzales Barbosa - mineiro de Juiz de Fora, dedica-se ao estudo das culturas da Índia desde 1972. Cursou sânscrito na Universidade de São Paulo e, desde 1975, ministra cursos e palestras sobre temas relacionados à Índia, ao hinduísmo e ao Yoga. Ministra atualmente um curso de sânscrito falado pela internet: editor@yogaforum.org

FSM - Um outro mundo é possível


Estão abertas as inscrições para o Fórum Social Mundial 10 anos – Grande Porto Alegre. Esta, uma edição com ações descentralizadas, conta com participação confirmada do presidente Lula.

O blog do seminário – http://seminario10anosdepois.wordpress.com/ – atualmente apresenta uma série de textos de analise e debate sobre os 10 anos do processo FSM. Durante o Fórum, porém, trará informações adicionais sobre o evento e pequenos resumos dos debates.

O que é ?
"Conforme define sua Carta de Princípios, o Fórum Social Mundial é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais. O FSM se reuniu pela primeira vez..."


Informações
www.fsm10.org
+55 51 3224.2484 r. 245
fsm2010@yahoo.com.br

Mahabharatha por Samhita Arni


Era uma vez uma garotinha indiana que adorava contos de fadas e que aos 4 anos conheceu o clássico Mahabharatha. Gostou muito da história que é cheia de aventuras e magia; viu filmes, leu outras versões até que um dia ela começou a escrever a sua própria versão. A garota começou então aos 7 anos a escrever e desenhar, porém, por causa das aulas na escola, só foi terminar quando tinha 10 anos.
Seu livro foi publicado em diversos países e ela, Samhita Arni, ganhou prêmios e reconhecimento internacional.

Uma adaptação contada e desenhada maravilhosamente pelos olhos de uma criança!

Bio Samhita Arni

Decoração Tibetana


Móveis que são praticamente uma obra de arte!
Peças decorativas que deixam qualquer casa mais viva e alegre.








 

 

 

 

Para adqüirir acesse: Baronet 4 Tibet




Comece seu dia com a saudação ao Sol

Surya Namaskara A

सूर्य नमस्कर
Sūrya Namaskara com descrição para iniciantes

Inspire elevando os braços,
Exale flexionando o tronco, trazendo a testa em direção da canela,
Inspire levando o olhar para frente tracionando a coluna.

Exale todo ar flexionando os braços junto das costelas na posição de base,
Inspire abrindo o peitoral e alongando a musculatura do pescoço olhe para cima,
Exale compensando a posição anterior elevando o cóccix, mantendo braços e pernas estendidos. Permaneça nesta postura por 5 respirações.

 Inspirando traga os pés em direção das mãos caminhando e alongue toda coluna,
Exalando relaxe o tronco à frente mantendo pés e mãos paralelos,
Inspirando eleve de uma só vez e tudo junto: tronco, cabeça e braços.

O maior desafio, para quem começa a praticar Hatha Vinyasa Flow ou Ashtanga Vinyasa (modalidades que se baseiam nesse sincronismo), é justamente sincronizar os movimentos com a respiração. Toda a velocidade ou desenvolvimento da sua prática será definido pela sua respiração. Se estiver ofegante diminui o ritmo, se estiver fazendo mais de uma respiração numa postura acelera a movimentação. E falando em respiração utilizamos durante TODO o tempo o Ujjayi pranayama = respiração sussurrante que tem a função de uma válvula que controla a entrada e saída de ar para que se mantenha constante do começo ao fim. Além de acalmar a mente e ao mesmo tempo trazê-la atenta ao momento presente.
Boas práticas!!



Ecomoda



Um conceito já existente aplicado agora ao mercado da moda. Tecidos criados a partir de materiais inusitados como garrafas pet, fibra de soja, peças de aço, fios elétricos, embalagens de ovos e até mesmo algas marinhas.

No Instituto Europeu de Design (IED) em Milão, alguns estudantes desenvolveram projetos que transformam meias de nylon e solas de sapatos em vestidos ecológicos. Já aqui no Brasil, o estilista Caio Von Vogt criou o ecovogt, um tecido 100% ecológico, criado a partir de uma fibra de origem vegetal que se decompõe em dois anos. Um alívio ao meio ambiente já que alguns materiais como o poliéster podem levar até um século para se decompor.

E toda essa preocupação não é à toa: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 500 mil e dois milhões de pessoas são vítimas de intoxicação agroquímicas em todo o mundo. Um terço dessa população seriam cultivadores de algodão, a principal obra prima das confecções atuais.Outros materiais como a pele e o couro de animais, produzem um impacto ambiental muito maior do que as pessoas imaginam, já que a criação e o abate provocam a contaminação da água de córregos e lençóis, destrói a biodiversidade e contribui para as mudanças climáticas.

Você também pode fazer a sua parte reutilizando suas roupas velhas ou que já não servem mais, transformando-as e criando a chamada moda “vintage”.
fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/ecomoda

+

Ecotece – www.ecotece.org.br
Santaconstancia – www.santaconstancia.com.br
Suncover – www.suncover.com.br
Uvline – www.uvline.com.br
Insituto E – www.institutoe.org.br
Wristielove - www.wristielove.com

De papo com Camila Reitz...

Sorria...

"Às vezes você consegue coisas espetaculares das pessoas sem pagar mais,
com apenas um sorriso."
Amyr Klink

Seja um guerreiro!

Que a vida é uma jornada, isso nós sabemos, agora como caminhar ao longo deste caminho é a grande questão. Para sentir-se bem preparado exercite Virabhadrasana, a postura do valente guerreiro mitológico. Uma postura com três variações que fortalece a vontade, a força e a determinação!Em fotos anatômicas para você conhecer melhor seu corpo e as partes que estarão sendo trabalhadas!!


Fotos extraídas do livro Anatomia da Yoga, Leslie Kaminoff, Ed.Manole


Cheiro de vida boa...

Li este mesmo título que postei agora no yOMga numa matéria publicada pela revista Gol, escrita pela Márcia de Luca e sem nem saber do que tratava o texto, tive uma ligeira sensação boa, leve, um daqueles insights como se este ano fosse ser bem importante para mim... Se vai ser, ainda não sei, mas o que estiver reservado pra mim estarei de coração aberto para receber. Segue ótima matéria da Márcia...


(Clique na imagem para ampliar)
Fonte: Revista Gol Linhas aérea inteligentes, número 76 - julho de 2008

JANMA-MRTYU-JARAVYADHI-DUHKHA-DOSHA-ANUDARSHANAM


Anu = repetidamente, de novo
Darshanam = ver
Dosha = faltas, defeitos, na própria vida, do nascimento até a morte
Janma = nascimento
Mrtyu= morte
Jara= velhice
Vyadhi = doença
Duhkha = dor
Adhyatmika =dor ou problemas vindos de dentro
Adhibhautika = dor ou problemas vindos de fora

Significa: seu propósito é dirigir sua atenção para a necessidade de ver a vida objetivamente, como ela é, de forma que você seja capaz de fazer uso do tempo que está disponível. Tempo disponível é tempo precioso. Faça uso dele atenta e conscientemente e, então, você não achará um dia que o tempo passou por você e de repente você envelheceu. Se assim fizer uso do tempo, você será um swami do tempo, um mestre do tempo.

(Este texto faz parte dos meus estudos de formação em Hatha Vinyasa Yoga e é baseado no livro O valor dos Valores de Saraswati, Swami Dayananda)

Pensée de la Semaine




 “A vida é boa acima de tudo; é boa por si mesma; o raciocínio nada conta para isso. Não se é feliz por viagem, riqueza, sucesso, prazer. É-se feliz porque se é feliz. Como o morango tem gosto de morango, assim a vida tem gosto de felicidade. O sol é bom, a chuva é boa; todo ruído é música. Ver, ouvir, cheirar, saborear, tocar não é mais do que uma sucessão de felicidades”. Alain, pseudônimo do francês Émile-Auguste Chartier (1868-1951)

Avatar - o Filme



É romance
É aventura
É consciência sobre meio ambiente
É energia
É conexão do EU com o TODO
Avatar é YOGA
É imperdível!!!


Ayurveda - a medicina indiana milenar




Muito se fala e mais ainda se ouve sobre Ayurveda. Perguntas do tipo: você é Vata, Pitta ou Kapha são cada vez mais comuns nas salas de Yoga.  Porém nem todos sabem exatamente do que se trata, então seguem algumas informações sobre o assunto para você conhecer um pouco mais.

Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da saúde e da longevidade que possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo.

Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos:
  • Espaço e ar formam o dosha Vata,
  • Fogo e água geram o dosha Pitta,
  • Água e terra formam o dosha Kapha,

Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porém quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas. Para saber se os seus doshas estão em equilíbrio faça o seguinte teste:


Fonte: Ayurveda

2.0.1.0

Namaste yogi!

O yOMga entra no ano de 2010 cheio de boas energias e com muitas coisas para compartilhar com vocês! E para expandir essa energia para todo universo online busco meu caminho no principio budista que diz que todas as coisas são precedidas pela mente, guiadas e criadas pela mente. Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que hoje pensamos determina o que seremos amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente.

O Budismo também nos ensina a desenvolver ações boas e construtivas, evitar ações ruins e danosas, e purificar e treinar a mente. E o grande objetivo dessas práticas é o fim do sofrimento decorrente da existência cíclica, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.

Vamos ao longo do ano lembrar e aplicar essa idéia e sempre que preciso for, resgatar, buscar dentro de si: “senta-te e medita sobre o real aspecto dos fenômenos.”


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...