Flores e Cores

Feliz sexta-feira ensolarada e irradiante!
Ambientes floridos e inspiradores...

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante..."
(Saint Exupèry)

Um lugar onde não há palavras...

Ali, livres dos ruídos do falatório, ouvimos a melodia da natureza que acontece no silêncio... 
Quem mergulha ou já mergulhou sabe do que estou falando. Não há palavras, não há comunicação com palavras, às vezes uma troca de olhar é o máximo de comunicação que se consegue e o fato de ser ali (a 30m de profundidade ou mais!) apenas um observador nos faz vivenciar uma experiência única - a de apenas ouvir e admirar. É apenas você flutuando naquele infinito azul, submerso na beleza de tudo que te rodeia, impressionado com quão colorido e pacífico pode ser o fundo do mar...
"Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade."
(Alberto Caeiro) 

Ensinamentos Budistas...



"Os seres egocêntricos distorcem o mundo num teatro de sofrimento infinito. Os seres iluminados não podem impor a sua própria visão sobre os seres que sofrem... Mas eles encontram formas de inspirar as almas mais íntimas destes seres para verem através da aparência da diferença opressiva que os rodeia, ao verem através da aparente solidez do ser egocêntrico no seu interior - o refúgio da sua interminável luta autodestrutiva contra o universo."

Porque Yoga&Arte?

Bem-vindos no reino que existe dentro de cada um de nós...
A arte é a porta de entrada para algo divino, algo sublime que aqui se expressa em seu potencial mais íntimo a possibilidade de total liberdade mental e espiritual. Yogart é um convite para um mundo onde tudo é possível, onde a criatividade é sinônimo de liberdade.

Qualquer tipo de arte é a representação visual que expressa à consciência mais pura, que vibra e cria forma. O yOMga pensou em Yogart como um canal para expor a descoberta do potencial artístico presente dentro de cada um de nós...

Como usar a publicidade a seu favor

Olha o que esta escola em New York,  Yoga One criou para se promover e divulgar o espaço...
Adoro essas "sacadinhas publicitárias" simples, criativas e divertidas!

"Departures" (Okuribito), by Yojiro Takita

Daigo Kobayashi tem um grande sonho de tocar violoncelo profissionalmente, mas só consegue emprego numa pequena orquestra que se dissolve após o fracasso de algumas apresentações sem muita audiência.

Desempregado e endividado com a compra do instrumento não lhe restam muitas opções além de devolvê-lo para loja e voltar a morar, com sua esposa Mika em sua cidade natal.

Em busca de emprego, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber ao certo qual será sua função. Porém, após ser contratado, descobre que será assistente de um agente funerário, o que significa que terá que preparar as pessoas mortas num ritual típico da cultura japonesa. De início Daigo não se sente bem com esta situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Aos poucos ele passa a compreender melhor a importância da tarefa...

Prepare o lencinho... o filme é lindo com uma mensagem sensível, muitas reflexões, uma lição de vida! Para curtir o friozinho no final de semana...


Vencedor do Oscar de Melhor filme estrangeiro 2009
Direção: Yojiro Takita
Roteiro: Kundo Koyama
Gênero: Drama
Origem: Japão

Eath Day

10 motivos para fazer trilha...


1. Não é necessário ter um condicionamento físico excelente para praticar. A intensidade pode ser ajustada pelo tipo de trilha e o volume pela distância percorrida.

2. É uma atividade fácil de realizar, já que andar é um gesto locomotor inerente ao ser humano.

3. Caminhar é um exercício aeróbico que melhora o sistema respiratório e fortalece a musculatura de maneira geral.

4. A trilha pode ser praticada por gru´pos de pessoas com diferentes graus de aptidão física.

5. Andar em meio à natureza é uma excelente ferramenta de afastar estresse e relaxar a mente.

6. Desenvolve o senso de integração com a natureza, além de proporcionar um ar mais puro aos pulmões.

7. Pode ser praticada por crianças e até idosos, respeitando o ritmo para cada faixa etária.

8. Fazer trilha é uma das mais seguras atividades físicas praticadas ao ar livre.

9. É extremamente acessível financeiramente, porque envolve poucos equipamentos.

10. Pode ser praticada em diferentes locais, como praias, florestas, parques, entre outros, o que torna a atividade dinâmica e motivadora.

(Segundo o prof. de Ed. Física Paulo de Tarso em entrevista para revista Vida Natural por Suzana Mattos)

Day off

"O essencial é invisível ao olhos."
Saint Exupéry

Verona, Itália

A trágica e romântica história sobre Romeu e Julieta escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, todos conhecemos bem. A peça ficou entre as mais populares ao lado de Hamlet e é uma das obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

(pausa para reflexão)
Falando de Romeu e Julieta não tem como passar batido pelo tema: amor. E Yoga é fazer que o que quer que seja, com amor. Cultive amor, cultive as suas relações com seus pais, marido, esposa, amigos... Nada consegue dar frutos sem que seja plantado junto o amor!


(Continuando...)
O que eu quero dizer com esta história toda é que Verona (lá na Itália), um dos locais onde se passa a história da peça, é a dica do post (om)de? deste mês.
No centro da cidade tem uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. Diz a lenda popular que para ser dona de uma história de amor você deve escrever o seu nome e do seu companheiro (em algum cantinho se conseguir!) na parede da entrada desta vila. E se você acredita nessas "mandingas" pode ir além segurando o busto direito da estátua da Julieta! Se é verdade ou não eu não sei... o que eu posso dizer é que... Bem, não quis quebrar essa tão antiga tradição, não é mesmo?!
Casa da Julieta
Parede com os nomes, localizou o meu??? rsrsr
Ops! Segurei...
Bon Voyage!

Dia do Índio

Tribos de Omo Valley, Etiópia
Fotos by Hans Sylvester
Saiba mais sobre essa curiosa tribo que utiliza o corpo como obra de arte.

Hamsá

No Islã - é um artefato místico, uma representação da mão de Fatima bint Muhammad, filha de Muhammad (Maomé) profeta islã. Facilmente associada aos cinco mandamentos fundamentais que todo muçulmano precisa cumprir os chamados "cinco pilares do islã": jejuar e observar as obrigações no mês do Ramadã, fazer a peregrinação a Meca, orar 5 vezes ao longo do dia diariamente, fazer caridade e professar e aceitar o credo.

No Judaísmo – os judeus chamam da mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão. Seu uso como um amuleto de proteção é muito comum. Seja pendurada no pescoço, ao lado da porta da casa, no automóvel como meio de prevenção contra acidentes, ou na carteira para servir contra o mau-olhado que possa afligir as finanças da pessoa.

No Budismo - é chamada de Abhaya Mudra e possui significado de dissipação do medo. O destemor é uma das principais virtudes, é o fruto da perfeita auto-realização, significa o redescobrimento da não-dualidade.

Existem provas arqueológicas que mostram o símbolo da Hamsá utilizado como um escudo contra o mau-olhado já muito antes do surgimento do judaísmo ou do islã. Atualmente os defensores da paz no Oriente Médio têm usado como símbolo para lembrar as raízes comuns do judaísmo e do islamismo buscando, nesse caso, um símbolo de paz e esperança. Um desejo não só deles, como nosso também!

Om Shanti
Que haja paz em todo o Universo!

Analizar o Mundo? Explicá-lo? Menosprezá-lo?

"... a mim me interessa exclusivamente que eu seja
capaz de amar o mundo,
de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele
nem a mim mesmo,
de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas
com amor, admiração e reverência."
Sidarta, Hermann Hess

Yoga e Criatividade

A prática de Yoga equilibra nossas energias e nos ajuda bastante no processo criativo, justamente por fazer posturas que estimulam muitos pontos do nosso corpo e alguns deles ligados a esta característica.

Sempre gostei de fazer coisas, restaurar peças, pintar, reformar, enfim... e o Yoga aflorou muito isso em mim. Num desses meus dias inspirados saiu uma customização de uma bolsa de feira que virou sucesso! Foi ano passado, véspera de um bazar que participei. Levei minha criação que foi depois copiada e revendida por toda ilha!

Se você não está se sentindo uma pessoa muito criativa e gostaria de estimular mais essa qualidade na sua personalidade experimente fazer uma prática que trabalhe o Swadhistana chakra (Como já vimos no post Chakras 2° capítulo) ou dê ênfase as flexões anteriores (como Parsvottanasana, Prasarita-padottanasana, Pascimottanasana, etc), faça o movimento do gato e saudação a lua! Caso faça aula guiada, converse com seu professor, ele com certeza ficará feliz em ajudá-lo. E como falei da bolsa, não poderia deixar de mostrá-la caso você também queria experimentar fazer a sua...
Olha ela aí no bazar!

Outro ângulo

Ilustração by Minjae lee
A gente tenta disfarçar com um corte de cabelo, ou com o uso de certas roupas que cobrem aqui e valorizam dalí, mas são essas pequenas “imperfeições” que tornam a gente exatamente no que a gente é, não é mesmo?
Uma orelha grande (ou pequena) demais, um nariz de batatinha, um pé chato, uma pinta aqui outra ali...Todo mundo, sem exceção, vem com um defeitinho de fábrica. E são essas pequenas características que tornam o nosso semblante autêntico e único!

O sentimento de infelicidade do ser humano nasce em grande parte da comparação, porém quando se observa que todos, assim como eu ou você, não são perfeitos, muda o ângulo e a gente passa a se aceitar. Percebemos que não precisamos ver o mundo com as lentes do consumo, exigindo sempre ser O MELHOR em tudo.

Quer ver como anda a sua exigência consigo mesmo? Coloque em prática a sua aceitação experimentando deixar-se desenhar por um desses artistas de rua que fazem caricaturas e descubra se você é um tipo simpático, esnobe, espalhafatoso... Você irá se surpreender e se perceber, talvez, de outra forma...

Uma jóia chamada Sade

Para começar romanticamente a semana, Sade, uma nigeriana pra lá de estilosa num dos seus hits de soul-jazz-pop de grande sucesso que eu adoro e cuja letra sobre companheirismo tem tudo a ver com os altos e baixo da vida...
BY YOUR SIDE

 You think I'd leave your side baby
You know me better than that
You think I'd leave you down when you're down on your knees
I wouldn't do that
I'll tell you you're right when you want
And if only you could see into me
 Oh when you're cold
I'll be there
Hold you tight to me

When you're on the outside baby and you can't get in
I will show you you're so much better than you know
When you're lost and you're alone and you cant get back again
I will find you darling and i will bring you home
 And if you want to cry
I am here to dry your eyes
And in no time
You'll be fine
 You think I'd leave your side baby
You know me better than that
You think I'd leave you down when you're down on your knees
I wouldn't do that
I'll tell you you're right when you want
And if only you could see into me
 Oh when you're cold
I'll be there
Hold you tight to me
When you're low
I'll be there
By your side baby


Tradução
Video clip
The Official Site
Lançamento!

Paciência...

Por Arnaldo Jabor


Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados. ..
Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria
tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a 'madame' que parece uma 'lady' solta palavrões e berros que lembram as antigas 'trabalhadoras do cais'...
E o bem comportado executivo? O 'cavalheiro' se transforma numa 'besta selvagem' no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma 'mala sem alça'. Aquela velha amiga uma 'alça sem mala', o emprego uma tortura, a escola uma chatice.
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela Internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou
sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.
A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém, que você saiba que é 'ansioso demais'
onde ele quer chegar?
Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você?
Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você AMA vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?

Respire... Acalme-se...

O mundo está apenas na sua primeira Volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do Sol, com ou sem a sua paciência...



Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual...
Somos seres espirituias passando por uma experiência humana...

De yogi para yogi

A postura do rei dos dançarinos, o Natarajasana é uma postura bastante popular que estampa a beleza do Yoga e exibi a habilidade do Yogi, uma vez considerada uma postura de nível avançado.

Você já pôde observar anatomicamente esta postura? Já viu tudo que é trabalhado no corpo?

Nesta posição os braços têm participação completa, pois a mobilidade da escápula é muito importante tanto para levá-los para posição correta, como para dar mobilidade na coluna torácica. Assim como é um desafio se manter em equilíbrio e com as pernas em adução, em rotação interna e sem hiper-extendê-las. Além é claro, da profunda extensão da coluna vertebral e do esforço do diafragma para manter uma respiração tranqüila. Quanto mais tempo a postura é mantida, mais profundamente o corpo precisará respirar, e mais os músculos abdominais e o diafragma esgotarão seus esforços de estabilização. Portanto, raramente deve ser mantida por muito tempo.
 
Se você também ficou com vontade de ter a sua foto em Natarajasana, peça ajuda ao seu professor, veja com ele se o seu grau de prática já lhe permite tentar ou se é melhor fazer algumas posturas preparatórias durante um tempo até chegar lá.
 
Lembrando sempre de ouvir e reconhecer os limites do corpo de cada um.
Boa prática!

Templos Perdidos da Índia...


Continuação...
parte 2
parte 3
parte 4

Chakra 3° Capítulo

Manipura Chakra
Mantra entoado no nascer do sol:
Om Bhur Bhuvah Svah
Tat Savitur Varenyam
Bhargo Devasya Dhimahi
Dhiyo Yonah Prachodayat
Que comtemplemos o divino sol vivificante, presente na terra, na atmosfera e no céu. Que ele ilumine a nossa visão.
Localizado no centro do abdome, abaixo do coração e acima do umbigo. Centro de compensação de energia para os outros chakras, o solar funciona como receptor e emissor de energias. Exterioriza, energiza e controla o pâncreas. Governa o autocontrole, disposição para liderança, desejo por ação e confiança.
A cor vibratória é o amarelo e é o chakra sede do fogo no interior do corpo. Este fogo, quando bem controlado a pessoa se torna calorosa e amiga. Quando ele assume sede dos medos, das angústias e dos ódios é sinônimo de desequilíbrio.
Posturas para praticar: Navasana, Urdhva Dhanurasana, Surya Namaskar, bem como as torções.

Ser um líder...

Segunda-feira quando o despertador toca é sempre difícil voltar à rotina do trabalho, ainda mais depois de um feriadão de Páscoa e com este friozinho...
Justamente por pequenas adversidades como esta que qualquer um com responsabilidade de liderança, seja um mega empresário ou um professor de Yoga, deveria entrar no seu ambiente de trabalho todo dia, olhar para todos os rostos e encontrar voluntários. Porque consciente saberia que a sua autoridade e o dinheiro garantem apenas que as pessoas façam o necessário para manter seus empregos; tudo o que lhe derem além do mínimo é voluntário. E elas só serão voluntárias se acreditarem nos valores do lugar, em seus colegas, em seu chefe ou professor, sócio, ou seja, lá o que for. Se não acreditarem, acharão um jeito de se aproveitar do “sistema” ou usarão o máximo possível de atestados médicos todo ano ou ainda simplesmente desistirão da “luta”.
A função do líder é fazer com que sejam voluntárias todos os dias, que coloquem sua mente, sua energia, seu comprometimento e sua criatividade no trabalho. A questão é fazer com que as pessoas fiquem lado a lado e realizem algo grandioso juntas – se vencerem, ótimo; se perderem, não importa. A vitória estará na maneira como o fizeram.

"Sweet" Páscoa!!!

Não adianta vir com guaraná pra mim... é chocolate o que quero...!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...