Você já viu?


Para assistir a versão em português clique aqui.
http://www.storyofstaff.com/

A árvore do Yoga

(Clique na imagem para ampliar)

Domingo no parque...

A gente costuma ir a um parque fazer Yoga, praticar esportes, levar o cachorro ou as crianças para passear ou entre tantas outras atividades apenas relaxar. Agora se prepare para conhecer um parque repleto de estátuas em poses de Yoga. Demais, né?!

Chakras 4° capítulo

Anahata (Chakra cardíaco)
Significado: o som não produzido
Mantra: Yam
Localização: Coração
Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor)
Elemento: Ar
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico
Cheiro: Rosas e jasmim

Qualidades: Amor incondicional, aceitação, compaixão, confiança, equilíbrio.
Pontos Negativos: Depressão, instabilidade emocional, mágoa, problemas de coração e circulação.

O quarto chacra situa-se na direção do coração e relaciona-se principalmente com o timo. Sua energia corresponde ao amor à devoção e formas sutis e elevadas de emoção. Quando enfraquecido indica ansiedade, vaidade extrema, arrogância. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
Para refletir – Sinta que o amor e a compaixão em você se convertem em fonte de inspiração para os que estão a sua volta.
Algumas posturas: Ustrasana (ilustração), Matsyasana, Balasana, Trionasana.

Illustration by {JooJoo}

"O oceano de todos os empecilhos cármicos é criado por percepções ilusórias. Se realmente quiseres purificá-los, senta-te em meditação
e pensa no real aspecto dos fenômenos.
Então, todos os empecilhos cármicos se dissolverão à luz da sabedoria,
tal como o orvalho que se dissolve ao sol da manhã."

(Sutra do método da prática pela meditação sobre o bosatsu
excelência universal - Livro de recitação diária 
Reiyukai Brasil)

C´est un petit cadeau...

Nosso post (om)de? deste mês foi parar numa das cidades mais visitadas do mundo...

Bienvenue à Paris!

Torre Eiffel, Museu do Louvre, Champs-Elysèes... não, definitivamente não vou falar dos grandes centros turísticos tão imperdíveis. Vou te levar para um bar/café muito especial, localizado próximo a catedral de Notre Dame no bairro de Montmatre.

O local chamado Cafe les Deux Moulins foi o palco principal do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain (2002) e, desde então atrai muitos turistas e fãs em busca de locações onde Amélie viveu suas aventuras. Assim como eu amantes do filme! Não foi fácil achá-lo! Já era noite, chovia sem parar e rodávamos pelas ruas de Montmatre, um bairro conhecido pelas suas opções “quentes” (sexshops por todos os lados!!)...

Trés souriante!! Valeu a pena, o lugar com estilo anos 50 fervia na noite parisiense! Para os cinéfilos e fãs... algumas agencias de turismo oferecem guias e pacotes especiais que levam para todas as locações do filme, mas se você prefere fazer suas próprias descobertas tome nota:

Cafe des Deux Moulins, 15, rue Lepic, Metrô: Blanche.

Outros pontos marcantes da trama

Banca de verduras do verdureiro Sr. Collignon:
Au Marche de la Butte, 56, rue des Trois Freres; Metrô: Abbesses.
Fechado às segundas.

Cena do miraculoso plano de Amélie para devolver o álbum:
Carrossel na Place St. Pierre, Metrô: Anvers. Aberto diariamente.

Local onde Amélie costumava jogar as pedras no rio:
Canal St. Martin, 10º Arrondissement, fica na esquina da Rue des Vinaigriers e da Rue de la Grange-aux-Belles.

Tape on the Radiommmm

Numa dessas chuvosas tardes de Floripa estava eu com meus pensamentos bem longe daqui... quando achei o blog Bleubird, graças ao ilimitado mundo virtual!

O que me chamou a atenção foi a autêntica forma que a autora “Miss James” encontrou para compartilhar conosco suas trilhas sonoras, seleções intituladas “Mixed Tapes”. Adoro essa “nova” forma de comunicação (blogs) onde qualquer um expressa, à sua maneira, sua personalidade criativa.

Agora aqui estou mantendo a rede virtual dividindo com vocês esse achado. Vale um post todo mega especial :)

Escolha a trilha sonora para o seu final de semana e boa diversão!

O frio e as articulações

Com a queda nas temperaturas é normal que nosso corpo acabe ficando um pouco mais rígido, a gente tende a contrair os músculos e até encolher um pouco. Isso pode prejudicar ainda mais a nossa postura, principalmente para àqueles que já exigem dela um grande esforço com atividades repetitivas do dia a dia.
As articulações do nosso corpo não trabalhadas são como um portão que sem uso acaba se enferrujando. A região do ombro e pescoço é definitivamente a que mais sofre, por ser o primeiro lugar que tencionamos e, às vezes, só percebemos isto após os primeiros minutos de prática quando o corpo se aquece.
Esta série bem simples retirada do livro A senda do Yoga para soltura articular pode ser feita ao acordar ou qualquer outro momento do dia e ajudará a mantê-lo confortável fisicamente mesmo naqueles dias mais frios!

Dica! Leia também o post Yogaterapia

Percepção e Ação


"Yoga é em primeiro lugar uma prática destinada a tornar uma pessoa mais sábia, a capacitá-la a compreender as coisas melhor que antes. Se os asanas ajudam nesse processo, ótimo! Se não, então alguns outros meios podem ser encontrados. O objetivo é sempre bhakti, aproximar-se da mais elevada inteligência."

(T.K.V Desikachar)

{ Espiritualidade }

Illustration by Mandy (Macchick1)

Segundo Alexandre Santilli, diretor do Lab SSJ, empresa especializada no desenvolvimento de pessoas para o mundo corporativo, se as pessoas fossem mais espiritualizadas, teriam valores mais humanistas. De certo modo, o distanciamento da religião fez o indivíduo moderno perder referências que poderiam ajudá-lo a ter mais discernimento em vários aspectos da vida.

A espiritualidade citada aqui não significa ir a igreja aos domingos, está relacionada com a busca por mecanismos que nos levem ao autoconhecimento e a compreensão com o próximo. Mecanismos de conexão com nós mesmo que podem nascer praticando Yoga, meditando, caminhando, realizando trabalhos voluntários, pintando, bordando... Caminhos não faltam, basta que você reflita no que o faz se sentir feliz e poderá encontrar aí também o seu.

Cultivar e nutrir

Os antigos nativos americanos - os indígenas acreditavam que ter um objeto e não utilizá-lo era não honrar seu poder pessoal. {Hummm, neste momento vem à mente aquela roupa não usada, panela guardada, livro não lido, sapato não gasto...}

Talvez seja uma boa hora para se perguntar se esses objetos estão realmente auxiliando sua evolução ou simplesmente estão aguardando sedentos por alguém que faça bom uso? Doar é uma atitude sábia e mantêm um ciclo de renovação na vida, pode te ajudar a se libertar de um passado presente apenas por força da inércia.

Temos a imensa propensão a sermos tão egóicos que nem objetos não utilizados mais conseguimos dar, imaginem só que ao contrário de nós (naturalistas modernos ecológicos de meia tigela!) esses mesmo nativos cultuavam cerimônias onde doavam algo de que muito gostavam, justamente por ser algo de valor e assim importante dividir com todos. Oferecer objeto em mau estado era algo desrespeitoso!

Ora, ora e a gente aqui apegado as nossas coisinhas. Veja como pode ser bem mais grandioso yogi! Pode ser bem mais humanista! Pode ser bem mais simples!


"Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!"
(Marilyn Monroe)

Boa leitura!

"Uma casa cheia de livros é um jardim cheio de flores..."
(Andrew Lang)

Construíndo uma prática

Uma prática de asanas deve ser planejada e construída cuidadosamente de acordo com uma progressão ao passo que fornece equilíbrio ao corpo, a respiração e a mente. Esta seqüência apresentada abaixo é um exemplo de como uma prática de Hatha Vinyasa bem planejada pode conter todos os elementos para que esteja completa.

1° Momento
Aquecimento: Pavana Muktasana


2° Momento
Aquietamento: sentar os alunos e trazer o tema de aula

3° Momento
Conexão com o Eu: Pranayamas

4° Momento
Concentração: Mantras

5°Momento
Seqüência do Surya Namaskar A e B (e suas variações)


6° Momento
Posturas: Asanas (O início da prática deve ser projetado para que se possa perceber, sem riscos, o estado físico e mental do dia. As posturas de torção, extensão e inversão serão sempre as últimas!)

Asanas de equilíbrio
Asanas de flexão
Asanas de latero flexão
Asanas de alongamento de quadríceps
Asanas de força
Asanas de desafio
Asanas de abdômen
Asanas de abertura de quadril
Asanas de torção com tração
Asanas de extensão
Asanas de inversão


7° Momento
Relaxamento: yoga nidra.


8° Momento
Mensagem: Reflexão sobre o tema de aula


9° Momento
Sankalpa


10° Momento
Finalização: Mantra da paz (ou algum outro mantra)


O importante é manter a conexão entre o movimento do corpo e a respiração. Mantendo essa ligação faça o devido esforço, mas não crie uma luta interna. A prática é para que se sinta bem e equilibrado.

Pinhão

Hummm... um friozinho chegando aqui pelo sul do país e junto a ele a deliciosa tradição de se comer pinhão! Maio é a época que as pinhas estouram e começa o festival de pinhão. Tem tudo que você possa imaginar (e o que não possa!) de pinhão, farofa, paçoca, arroz, bolo, salada, sopa... e o tradicional entrevero (um cozido de verduras e carnes acompanhados de pinhão).

O pinhão brasileiro geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia - também conhecida como pinheiro-do-paraná e típica da região sul. Para nosso desapontamento estima-se que das áreas brasileiras de Floresta com Araucária originais, hoje em dia restam apenas 1%. Os Parques Nacionais Aparados da Serra e Iguaçu têm áreas destinadas à preservação da araucária, mas sua extensão não chega a 3.000 hectares.

A boa noticia é que já há projetos que promovem a coleta sustentável para que a gente, e as próximas gerações possam continuar saboreando este que já foi considerado "alimento de pobre" e já serviu como fonte nutritiva para tribos indígenas.

Projeto Slow Food
Festa Nacional do Pinhão

H2Om

Novidade para o mercado yogi!
O conceito da empresa foi basicamente trazer a intenção de algum tema enquanto você bebe e saboreia o produto que segue princípios ecologicamente corretos. Mentalizar o amor, por exemplo, ou prosperidade, ou gratidão, ou ainda paz são alguns dos “sabores” da nova água H2Om.

Acho que foi fundamentado num conceito bem yogi que diz que o prana (energia vital) vai para aonde a nossa intenção é direcionada. No site eles dizem H2Om promove energia positiva para as pessoas e o Universo. “Think it while you Drink it”.

Infelizmente a novidade ainda não chegou aqui no Brasil, mas com certeza estaremos de olho!

Extra, extra!!!

Do bem

Neste domingo faça algo especial...
Fortaleça seus laços...
Expresse seu carinho e gratidão...

Que tal um picnic?
Era um dos meus programas favoritos quando criança. Uma atividade ao ar livre, normalmente num parque (Parque do Ibirapuera ou num cafezal, no meu caso) onde todos colaboram como equipe. Cada um leva uma coisa, e na hora de comer tudo é compartilhado. Parece uma atividade bem comum, brincadeiras, integração, mas tem uma lição de moral enorme... Antes pela dedicação de preparar algo para o grupo, durante a conexão com a natureza e com todos e depois recolhendo o lixo deixando um legado de atitudes educativas conscientes e inesquecíveis lembranças...

Deixe o amor ser o seu Guru...

विन्यास Vinyāsa

A prática de Vinyasa vem se tornando uma das mais populares aqui no Ocidente. Em parte pelo sucesso gerado por celebridades como Madonna e Sting que se declararam publicamente adeptos do método do Ashtanga Vinyasa Yoga, linhagem de onde nasceu o método Vinyasa.

Ou em parte também porque combine respiração com movimento e isso seja tudo o que nós, ocidentais modernos precisemos para trazer mais equilíbrio, força e flexibilidade ao nosso frenético dia a dia. Uma pausa na rotina para um respiro, um alongamento bem fluído e muita conexão interior.
Ashtanga Vinyasa Yoga -  Primeira Série
E digo mais, quem ainda associa o Yoga a uma prática zen exclusivamente meditativa, é melhor correr para se informar melhor e experimentar uma aula para tirar as suas próprias conclusões. Variações como Hatha Vinyasa, Vinyasa Flow, Vinyasa Power entre outras, são algumas das opções de Vinyasa que você encontrará por aí.

Você já se imaginou alguma vez surfando em Munique na Alemanha?
Pois deveria! Veja só

Drishti Yoga

Drishti Yoga baseia-se nas técnicas milenares do Yoga, ressaltando a importância dos elementos mentais para a reeducação da visão. Aprendemos, através de uma combinação de posturas focando os olhos fixamente em determinados pontos, exercícios e relaxamentos para os músculos que envolvem a visão. Os drishtis são principalmente uma ótima forma de concentração, conectando a mente e a respiração.

Freqüentemente são exercidos durante os exercícios respiratórios (pranayamas) em momentos de retenção com ou sem ar (kumbhaka). Sempre sem forçar excessivamente e preferencialmente sob a orientação de um professor experiente. Nas primeiras tentativas poderá haver certo desconforto, uma vontade de piscar repetidamente, mas com a prática a mente passará a aceitar e relaxar. Nesta etapa você poderá começar a explorar mais os benefícios e manifestações no plano sutil, como a consciência.

Alguns dos drishtis mais comuns são:

Naságra Drishti - consiste em fixar a vista na ponta do nariz
Bhrúmadhya Drishti - consiste em fixar a vista entre as sobrancelhas
Bhúcharí Drishti - consiste em fixar o olha no vazio
Agni Dristi – consiste em fixar o olhar numa chama de uma vela, ou fogueira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...