Why So Serious?
Acabo de ler um post no blog Elephantjounal, cujo tópico estimula nós yogis a refletir sobre o tema “isto é só yoga” - onde se questiona a seriedade da prática ou a falta dela. Estamos levando muito a sério? A tal ponto que quando estamos numa sala de aula permanecemos rígidos em busca do perfeito alinhamento? Ou nem se quer conseguimos sorrir e desfrutar a energia da postura? Ou o contrário, desprezamos os grandes ensinamentos dessa filosofia milenar?
O que você acha?
Eu, assim como Buda, prefiro o caminho do meio. Vejo muitos yogis extremamente radicais em sua conduta e julgamentos, fato que interfere até a clareza de aceitar o tempo e limitação de cada um. Mas também fico inquieta quando vejo declarações de que “o yoga não serve para nada”, como assim????
Yoga será para cada um uma jornada diferente. E não se pode afirmar que um está “mais evoluído” do que o outro simplesmente porque pratica mais vezes por semana, sabe mais sobre os yamas ou ainda porque é vegano. O yoga é uma filosofia para todos e qualquer um! É autoconhecimento. É para conquistarmos equilíbrio e vivermos em harmonia.
"O Yoga tem uma mensagen completa para a humanidade.
Tem uma mensagem para o corpo.
Tem uma mensagem para a mente.
Tem uma mensagem para o espírito."
{Swami Kuvalaynanda}
Portanto se o yoga é agora para você uma ótima prática como um bom alongamento, pratique! Se é um exercício respiratório que lhe ajuda em vários aspectos, respire! Se é o contato com o silêncio nos minutinhos de meditação, medite! Se é a transcendência do som com a música, cante!
Seja como for, aproveite cada lindo dia!
quinta-feira, julho 07, 2011
|
Marcadores: fotos, ferias
Falando de yoga
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Assim como você, acho o caminho do meio o mais equlibrado. Cada um tem o seu tempo para equanimizar a mente e o corpo.
Eu até entendo este questionamento sobre como você trata a yoga na sua vida. Conheço algumas pessoas que são professores de yoga mais ainda não conseguiram assimilar os ensinamento do yoga para a vida. Acha que basta apenas saber os nomes dos asanas e só.
A grande trasformação precisa acontecer simultameneamente no Ser, para que ele seja efetivo e real.
Com amor,
Lindo Flor!
É isso aí ;)
Namastê
Vivi
Postar um comentário