Dersu Uzala

Dersu é um exemplo de humildade e sabedoria. Um filme que mostra de maneira poética e sensível as diferenças culturais de um explorador do exército russo e um caçador asiático.

Um clássico do diretor Akira Kurosawa nada fácil de assitir nesses tempos modernos, pela forma peculiar que Akira tem ao dirigir. Este, justamente o motivo de eu gostar tanto dos seus filmes e de sentir um princípio, uma sabedoria tão próxima do Yoga.
 


... "Dersu é um filme de transformação; do corpo integral e suas potências. Trata-se da história do militar russo Vladimir Arseniev, responsável pelo mapeamento topográfico da Sibéria, ao encontrar o caçador da tribo Goldi, Dersu Uzala. É da história do homem e do outro, do todo em confluência e do fragmento em diafaneidade. Trata-se da relação entre o homem e sua ferramenta de ação, pela qual sucumbe e ascende. E trata-se mesmo de desasujeitar-se em busca de si mesmo. O embate entre o homem e o meio não conota um confronto entre forças desiguais, mas de volumes de forças que se deflagram em tempos distintos. O tempo da terra, do fluxo natural da ação, da ascese inevitável dos elementos; e o tempo do homem que constrói e edifica a sua imagem através de um acúmulo de vontades criativas. E aí reside uma das distinções essenciais a que aventa o filme na sua sutileza. O homem é e não é natural. A perspectiva está no outro que lhe compõe."...
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=418

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...