Sankalpa

No início da minha formação em Hatha Vinyasa Yoga em 2009, nossa professora nos orientou para que fizéssemos durante toda a formação um único Sankalpa e no último módulo do curso tivemos a oportunidade para pensar sobre este Sankalpa.
Não sei se a experiência dos meus colegas foi a mesma que a minha, mas em um ano de muita dedicação ao curso meu Sankalpa foi surpreendentemente alcançado. Surpreendentemente porque não foi difícil, nem inatingível, foi disciplinado, dedicado. Essa reflexão só me veio algum tempo depois, quando realmente me dei conta de que havia realizado.

Mas o Sankalpa do Yoga nada mais é do que as tais metas de empresários ou os objetivos dos políticos, só que no Yoga o yogi mentaliza a frase, visualiza ela acontecendo. O Sankalpa significa "construção mental", mas pode ser traduzido como resolução interior, plano de ação, propósito, objetivo. É a repetição de uma frase curta, positiva, conjugada no presente e repleta de significado.

A frase deve estar sempre no presente, pois para nossa mente subconsciente só existe o presente. Ela não concebe o que não está aqui e agora, pois só vivencia o momento atual. Usando construções como amanhã, mais tarde, depois, etc, nunca se conseguirá o Sankalpa (ou objetivo). Uma possível explicação para aquelas promessas de fim de ano que ficam sempre para o ano seguinte!!

A repetição freqüente do Sankalpa vai se infiltrado nas estruturas mais profundas do subconsciente, fortalecendo nossa estrutura mental, dando sentido e propósito à nossa jornada e ajudando-nos a cumprir passo a passo o nosso caminho. 

O meu Sankalpa de 2010 já está sendo trabalhado e com muito entusiasmo, depois desta humilde experiência. Tente você também, pense em algo que almeja ou qualidades que gostaria de obter. Mas tome cuidado! Não lhe imponha objetivos inatingíveis, pois o fato de não conseguir cumpri-los te deixará desestimulado.
 
As definições sobre Sankalpa foram extraídas da ótima descrição encontrada no site Yoga Nataraja

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...