Yoga e Corrida

Cada vez mais adeptos de corrida procuram o Yoga para auxiliar nos treinos, porque segundo eles "o corpo fica mais solto, o emocional mais equilibrado e a respiração melhora". Esta série básica publicada na Revista O2 de posturas de yoga prioriza as necessidades de quem corre, alongando e fortalecendo os músculos da lombar e coxa. Eles indicam para ser realizada duas vezes por semana, de preferência no dias de corrida leve, procurando manter cada postura por no mínimo cinco respirações completas, prestando atenção no alinhamento do corpo e na respiração!
1:: Postura do Gato (bidalasana ou marjariasana): em seis apoios, com os punhos alinhados com os ombros e os joelhos com o quadril, olhe para o solo. Inspire arrebitando o quadril, abrindo o peito e elevando o queixo. Expire contraindo o abdome, puxando o cóccix para dentro e trazendo o queixo para o peito.

2:: Variação da Postura Cachorro Olhando Para Baixo (adho mukha svanasana): mãos abertas, apoiadas firmemente no solo. Eleve o quadril, estendendo os braços e voltando as axilas na direção do rosto para abrir a escápula. Mantenha os joelhos flexionados e a cabeça solta.
3:: Variação da Postura da Criança (balasana): sentado nos calcanhares, estenda os braços à frente, sentindo as palmas das mãos no chão. Solte a cabeça.
4:: Postura do Cachorro Olhando Para Baixo (adho mukha svanasana): repita a postura 2, só que estendendo os joelhos para alongar mais a parte posterior das pernas. Se você não tiver flexibilidade suficiente, apóie as mãos numa cadeira ou numa pilha de livros.
5:: Postura do Corredor: mantenha a perna de trás estendida e a da frente flexionada em 90º, com os calcanhares e joelhos alinhados, empurrando o osso púbico à frente. Se necessário, apóie as mãos numa pilha de livros.
6:: Variação da Postura do Corredor: apóie o joelho no chão, afunde o quadril e leve o osso púbico à frente, abrindo o peito.
7:: Variação da Postura do Pombo (eka pada rajakapotasana): a partir da Postura do Corredor, dobre a perna para a frente, perpendicular à perna de trás. Leve o tronco à frente.
8:: Variação da Postura de Extensão (uttanasana): com os pés paralelos e as pernas esticadas, solte o corpo à frente, segurando os cotovelos. Se você tiver pouca flexibilidade, flexione levemente os joelhos.
9:: Postura da Montanha (tadasana): com o corpo bem estendido e o topo da cabeça crescendo para o alto, aproxime os dois dedões e deixe os calcanhares levemente afastados. Pressione o solo com todo o pé: a parte interna e externa dos calcanhares, a base do dedão e do dedinho. Eleve os dedos dos pés.
10:: Variação da Postura do Cachorro Olhando Para Baixo (ardha adho mukha svanasana): com as pernas paralelas, estendidas e alinhadas com o quadril, pressiones os pés no chão e empurre as mãos na parece, levando o quadril para trás.
:: DICAS


:: A respiração é mais importante do que a postura. Se você não conseguir controlar a respiração, pare, desfaça a posição e comece de novo quando sua respiração estiver lenta e controlada. Inspire e expire sempre pelo nariz.
:: Não faça os movimentos na frente do espelho. Tente se corrigir por percepção interna. Quando for comer, não haverá espelhos por perto.
:: Enquanto estiver na postura, procure manter a mente tranqüila, sem "tagarelar internamente".
:: Se sentir dor ao realizar uma postura, mude o ângulo das articulações até achar um ângulo que combine com você.
:: Mesmo quando a posição for difícil, mantenha a mente tranqüila. Isso se transfere para a hora do treino e da competição. Não se desespere. Mantenha a calma, lembre-se de seu objetivo e siga em frente.
:: Existem mais de 800 tipo diferentes de yoga. O melhor estilo para cada pessoa depende dos objetivos, das necessidades e das características de cada um. Experimente alguns estilos antes de fazer sua escolha.
:: A rotina sugerida é só um aperitivo para aqueles que querem experimentar o yoga. Caso lhe agrade, procure um professor capacitado para um trabalho mais individualizado e específico.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...