Cadernetas Moleskine

Estava navegando pelo blog da Ligia Fascioni, quando li sobre as cadernetas Moleskine. As tais cadernetas de bolso surgiram no início do século XX e ficaram famosas por se promover como cadernos de notas utilizados por figuras que influenciaram a cultura daquele século escritores e artistas como Vincent van Gogh, Henri Matisse, Pablo Picasso, André Breton, Louis Férdinand Céline e Ernest Hemingway.

Hoje os produtos Moleskine são montados e costurados na Itália, mas impressos na China. Aqui no Brasil, a LV Design resolveu lançar o Moleco, uma versão tupiniquim da famosa caderneta, só que feita 100% com material reciclado e reciclável.


Se você assim como eu nunca tinha ouvido falar sobre essas cadernetas, saiba da curiosa importância delas:

• No filme "Indiana Jones and the Last Crusade", o pai do personagem principal, Prof. Henry Jones, mantém as suas anotações de pesquisa numa Moleskine.
• Ainda no cinema, o famoso caderno de notas é mostrado em cenas de "Magnolia" e de "The Talented Mr. Ripley".
• Na música Nobody Home, do disco The Wall da banda inglesa Pink Floyd, faz-se referência, no primeiro verso, a um pequeno caderno preto, com poemas ("I've got a little black book with my poems in"). Possivelmente uma referência a um Moleskin.

Links:
Blog do Moleco
Wikipedia/Moleskine

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...