Pinhão

Hummm... um friozinho chegando aqui pelo sul do país e junto a ele a deliciosa tradição de se comer pinhão! Maio é a época que as pinhas estouram e começa o festival de pinhão. Tem tudo que você possa imaginar (e o que não possa!) de pinhão, farofa, paçoca, arroz, bolo, salada, sopa... e o tradicional entrevero (um cozido de verduras e carnes acompanhados de pinhão).

O pinhão brasileiro geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia - também conhecida como pinheiro-do-paraná e típica da região sul. Para nosso desapontamento estima-se que das áreas brasileiras de Floresta com Araucária originais, hoje em dia restam apenas 1%. Os Parques Nacionais Aparados da Serra e Iguaçu têm áreas destinadas à preservação da araucária, mas sua extensão não chega a 3.000 hectares.

A boa noticia é que já há projetos que promovem a coleta sustentável para que a gente, e as próximas gerações possam continuar saboreando este que já foi considerado "alimento de pobre" e já serviu como fonte nutritiva para tribos indígenas.

Projeto Slow Food
Festa Nacional do Pinhão

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...