Obra Prima

Não tem como voltar de Barcelona sem falar de Gaudí, o tão famoso arquiteto que já conhecia e que agora me tornei fã!
Obras revolucionárias muito mais do que grandiosas. A meu ver revolucionárias porque vão muito além da nossa singela imaginação. Antonio Gaudí (1852 – 1926) foi um catalão símbolo da Art Nouveau que influenciou fortemente a arquitetura especialmente de Barcelona. Em suas construções não faltavam criações ecológicas que reaproveitassem a água da chuva, ou sistemas de iluminação que favorecessem a utilização da luz natural por mais tempo, ou ainda idéias simples e geniais para a ventilação de espaços da casa como uma lavanderia. Parecem todas idéias tão atuais, não é mesmo?
Suas inspirações vinham sempre de coisas que ele observava na natureza e isso é bem visível nas formas; desde tetos em forma de caracóis, paredes em forma de cogumelos, pinturas que sugeriam escamas de peixe, sacadas que lembram esqueletos e até mesmo uma casa inteira que nos faz sentir no fundo do mar!
Ele tornou o arco parabólico catenário elementar nos seus projetos e a chave para magnífica construção de sua última obra a Sagrada Família. Uma técnica interessantíssema!!! 

Claro que nem todos os seus projetos foram um sucesso, como no caso do Parque Güell, que era inicialmente um projeto de um condomínio, mas fracassou sendo construídas apenas 3 casas. Mais tarde o espaço foi comprado pela prefeitura de Barcelona e transformado em um lindo parque.

Por isso considerei a melhor definição: obras revolucionárias. Hoje já são, imaginem naquela época! Eu poderia ficar aqui tentando descrever um pouquinho de todo o seu legado, de toda a sua contribuição para o que temos hoje em termos de arquitetura, mas vou parar por aqui para deixar um “gostinho de quero mais” e quem sabe assim você também queira visitá-lo. Posso dar todas as dicas!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...