Manifesto 2000

O Manifesto 2000 foi concebido por um grupo de laureados com o Prêmio Nobel da Paz que, reunidos em Paris para as comemorações do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, propuseram um repertório de valores, atitudes e comportamentos norteadores da vida cotidiana que viabilizam relacionamentos saudáveis na esfera interpessoal, familiar, profissional, social e planetária. É um convite pessoal de compromisso que tem como mote “A Paz está em Nossas Mãos”, evidenciando o poder e a responsabilidade de cada pessoa na construção do público e, consequentemente, do bem comum. Esse convite se expressa por meio de seis princípios:

1. Respeitar a vida – respeitar a vida e a dignidade de cada ser humano sem discriminação nem preconceito.
2. Rejeitar a violência – praticar a não-violência ativa, rejeitando a violência em todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os mais desprovidos e os mais vulneráveis, como crianças e adolescentes.
3. Ser generoso– compartilhar meu tempo e meus recursos materiais no cultivo da generosidade e pôr um fim à exclusão, à injustiça e à opressão política e econômica.
4. Ouvir para compreender – defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural privilegiando sempre o diálogo sem ceder ao fanatismo, à difamação e à rejeição.
5. Preservar o planeta – promover o consumo responsável e um modo de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
6. Redescobrir a Solidariedade – contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade, com a plena participação das mulheres e respeito aos princípios democráticos, de modo a criarmos juntos novas formas de solidariedade.

Fonte: Setor3

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...