Alimentos segundo o Ayurveda

Sou uma leiga confessa sobre o assunto "Ayurveda", mas procuro ler (e aplicar) para entender melhor... E nesta busca para encontrar o melhor do Ayurveda para minha vida e saúde fui me consultar como uma médica ayurvédica e foi ela (Dra. Adriana Pissetti) que, além de tratar do meu hipotireoidismo também me passou esta listinha milagrosa que agora faz parte dos meus segredinhos culinários.
Alimentos incompatíveis - São aqueles que ingeridos combinados atrapalham o processo de digestão. A conseqüência desta mistura é a contaminação do meio intestinal com desequilíbrio da flora, elevada formação de elementos tóxicos ao organismo (ex. amônia) e comprometimento da absorção correta de nutrientes vitais para nossa saúde e longevidade.

Incompatibilidades entre os alimentos:
Alimentos ricos em proteína entre si: carnes, peixes, ovos, laticínios, feijões.
Leite e derivados entre si e com: frutas ácidas, cereais, legumes, verduras.
Amidos (cereais em geral, seja em grão ou em forma de farinha) com: ovos e leite.
Frutas doces com frutas ácidas.
Melão, Melancia e Banana devem ser ingeridas isoladamente e longe das refeições.

OBS. Cereais = trigo, arroz, aveia, cevada, centeio, milho, painço
Antídotos = especiarias que propiciam maior digestibilidade para alimentos considerados complexos, por serem pesados e frios (formados predominantemente pelos elementos água e terra).

Alguns exemplos e dicas:
Arroz branco – cozinhar com pimenta do reino ou cravo ou gengibre
Banana – assar e polvilhar cardamomo em pó ou em fava (abrir e mascar lentamente as sementinhas)
Abacate – acrescentar pimenta do reino em pó, moída na hora
Alimentos ricos em proteína – acrescentar açafrão no cozimento.
Leite – ferver meio a meio com chá de ervas quentes: canela, cravo, cardamomo... Utilize a mistura pronta destas ervas para preparar rapidamente o chá.

Sugestões dela para ler e aprofundar seu conhecimento em Ayurveda:
• O Caminho da Prática de Sri Maya Tiwari
• Saúde Perfeita de Deepak Chopra
• A Ciência do Bem Viver de Márcia De Lucca
• A ciência da Auto Cura de Vasant Lad

1 comentários:

CRIS disse...

OLA, LI EM CIMA DESTE POST QUE ESSA DRA TRATOU SEU HIPOTIROIDISMO COM AYURVEDA.
eU GOSTARIA DE SABER: APENAS COM AYURVEDA, OU VC FOI MEDICADA COM ALOPATIA TBM?
vC PODERIA ME RESPONDER POR E MAIL? CRISFROST@IG.COM.BR
GRATA,
CRIS FROST

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...