Gratidão

Above photo by Anselm Woesler via Marlene Ohlsson
Enfim chegamos ao último mês do ano. Para muitos mais um ano corrido, para outros um ano de muitas transformações, e para uma grande maioria mais um ano de metas não cumpridas... Aquela disciplina com uma alimentação mais equilibrada, a busca por uma rotina menos estressante, a inclusão de atividades físicas (do yoga!!) regulares, enfim, mudanças na conduta que não se realizam por preguiça, “falta de tempo” ou de empenho. Pois eis aqui uma entrevista reflexiva como mais um incentivo para que não adie nem mais 1 hora!

Por que é realmente importante agradecer ao corpo?

Pelas várias funções e sentidos que ele dá à vida. Ele nos permite ter filhos e dar continuidade à civilização e, junto a isso, traz a esperança de não repetir os erros do passado. Também nos dá prazer sexual e sensação de bem-estar. O corpo nos comunica, em poucos segundos, quando estamos bravos, com calor, apaixonados ou doentes. Também nos permite superar nossas limitações físicas e nos conectar a outra pessoa, por meio de um toque ou de um beijo.

Como nos relacionamos com ele?

Costumamos vê-lo como uma máquina pronta para realizar nossos desejos e comandos: “leve-me lá, vista essa roupa, coma isso, aparente estar bem”. Ao mesmo tempo, achamos que ele é um complicado mecanismo que pulsa sangue, digere comida e nos movimenta. Se o corpo pára de funcionar, levamos ao conserto como fazemos com o carro. Esperamos que o corpo atenda aos pedidos e desejos e, por isso, não haveria motivo para agradecer-lhe.

Como é possível efetivamente aprender a ler seus sinais?

A respiração é a melhor maneira. Ela é automática, mas a forma de respirar depende de você. São práticas que levam minutos. Se você está com dor, respire suavemente e a dor diminuirá. Se quiser aumentar a sensação de prazer, respire profundamente, como faz ao cheirar uma flor. Contar a respiração é uma ótima maneira de acalmar-se, e torná-la mais longa e profunda diminui com o tempo a pressão sanguínea.
 
Entrevista feita por Tatiana Achcar a psicoterapeuta americana Sukie Miller que é especializada no atendimento a pacientes com doenças crônicas terminais.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...