Green Fashion

Fazia tempo que eu queria postar algo sobre o assunto e quando li a matéria no Diário Catarinense de domingo aproveitei o ensejo. A moda foi, por um bom tempo, meio ausente nas discussões sobre sustentabilidade. Mas hoje o papo avançou e uma das principais preocupações é o algodão – uma das mais cultivadas matérias-primas do mundo e grande alvo para pragas – Só o algodão é responsável por 25% de todo inseticida gasto no mudo!

Existem alternativas pessoal!

O algodão orgânico está surgindo e grandes marcas estão buscando outros caminhos mais sustentáveis para os seus produtos. Jeans 100% reciclado, feitos a partir de garrafas PET e sobras de fios ou sapatos feitos de couro de tilápia, já existem alternativas polidas e modernas.

Saiba escolher


Prefira aquelas sem tingimento ou tingidas à base de lama ou argila. Embora, a princípio, a lã seja sustentável, muitas ovelhas são alimentadas à base de antibióticos e hormônios a vida toda.

Caxemira
Uma das fibras mais finas do mundo é também uma das mais sustentáveis. Ela é feita dos fios de camadas inferiores do pelo das cabras caxemira.

Linho
A fibra natural também pode ser cultivada organicamente, sem uso de químicos. Opte pelas peças de cor natural. As etiquetas geralmente trazem informações sobre a composição do tecido.

Seda
Outro tecido fino e sustentável, a seda é renovável e biodegradável. Mas aqui dê preferência ao tipo que não foi quimicamente tratado ou misturado a sintéticos.

Fuja!

Poliéster
A fibra é versátil e barata, por isso foi rapidamente incorporada pela indústria têxtil. Mas vestir poliéster é quase o mesmo que vestir plástico. Além disso, é altamente poluente, desde a fabricação à manutenção.

Náilon
Foi sintetizado pela primeira vez em 1935 e foi incorporado pela indústria principalmente em velcros, roupa de banho e roupas esportivas. Porém sua relação com o meio ambiente não é boa... leva cerca de 40 anos para se degradar e solta micropláticos na lavagem.

Customize
Antes de jogar uma peça de roupa no lixo, ou comprar uma nova, vale usar um pouco da criatividade e reinventar o que você já tem no seu acervo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...