SHAUCAM


Shaucam = limpeza
Pratipaksha bhavana = purificador da mente
A disciplina diária de manter a limpeza produz uma certa atenção e vivacidade da mente. Para limpar a mente de ressentimentos e desgostos que se solidificam em ódio, busque com deliberação aquelas características na outra pessoa que indiquem sua humanidade, sua santidade. Elas existem em todos!

Quando se presta atenção aos leves traços da santidade em outra pessoa, então todas as outras coisas que se observam nela são atribuídas simplesmente ao erro, engano, hábito, pensamento errado, ambiente errado ou educação errada. Considere-se abençoado por não estar na mesma posição que ela está. Com os mesmos pais, com o mesmo ambiente, você também poderia realizar as mesmas ações que rejeita nela.

Ashaucam: egoísmo
Quando percebo em mim mesmo falta de consideração pelos desejos, necessidades e felicidade dos outros, deliberadamente posso me programar na direção oposta.

Ashaucam: autocondenação
A condenação de si mesmo não pode ser mais justificada do que condenação dos outros. A condenação deve ser do ato e do pensamento particular nascido do erro que estava por de trás do ato. Removendo a autocondenação, a mente fica livre para descobrir, como um valor pessoal, a norma ética que foi transgredida.

Ashaucam: inveja (=matsaya)
Tendo visto a superioridade ou qualidade superior de alguém, ema dor ou tristeza nasce - isto é inveja. A inveja, ainda que sem base, atinge a minha insatisfação comigo mesmo, meu desejo de ser diferente, de ser pleno e completo. A tendência que sempre me persegue, o sentimento de que me falta algo, a necessidade de algo para me fazer completo, alimenta a fantasia de tal sentimento e lhe dá enorme poder de elaborar-se em minha mente.

Pratipaksha bhavana: uma ação diária
É um ato (de neutralizar atitudes como ciúmes, inveja, egoísmo e autocondenação) diário para a mente como o banho para o corpo. Uma mente mantida limpa desta maneira será quieta e alerta. A mente limpa, quieta e alerta está confortável consigo mesma e pronta para aprender, para ser ensinada.
{Meus estudos - O valor dos Valores}

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...