Bom feriado!


Um dia especial...
Um sol irradiante...
Um sorriso especialmente inebriante...
Com a alma especialmente feliz...
Uma música alegremente especial...
Para todas as pessoas especiais!!!! Good Luck!!!!


É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte

Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará

Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

That?s it
There is no way
It's over, Good luck

I have nothing left to say
It?s only words
And what l feel
Won?t change

Tudo o que quer me dar /Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It's heavy
Não há paz / There is no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais/ isn't real
Expectativas / Expectations
Desleais

Mesmo, se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha

Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais

Now even if you hold yourself
I want you to get cured
From this person
Who poisoned you

There is a disconnection
See through this point of view
There are so many special people in the world
So many special people in the world in the world
All you want
All you want

Tudo o que quer me dar /Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It's heavy
Não há paz / There is no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais/ isn't real
Expectativas / Expectations
Desleais

Now we're falling into the night
Um bom encontro é de dois

Equilíbrio no garfo

Os alimentos têm o grande poder de nos deixar mais predispostos a uma vida saudável, leve e feliz, ou nos envolver num eterno ciclo vicioso banhado a exageros.

Para adquirir consciência e autocontrole nas refeições ou nas deliciosas festinhas de fim de ano é preciso tapas físico e mental.  Tapas significa queimar e quando nos queimamos sentimos calor e dor. Este sofrimento, quando aceito e compreendido é tapas*.

O melhor caminho é comer um pouco de tudo, não tem segredo é equilíbrio. Ou como o próprio Buda disse “o caminho do meio”. Porque também não adianta decidir que nunca mais vai comer chocolates e passar o resto da vida sofrendo com esta opção. Se alimentar bem é cuidar do corpo e cuidar do corpo é cuidar bem do veículo que poderá te levar a samadhi (=contemplação).

Reeducação alimentar é como lavar louça: parece mais chato e difícil antes de começar. E para ela funcionar siga antes uma "dieta mental"...




























 Fonte: Revista Vida Simples
Clique para ampliar


*Para entender mais sobre Tapas entre outros valores que regem a vida do yogi clique aqui.

As cores da Índia


 
 


Feliz é aquele que não se cansa de se encantar pelos detalhes da vida.

Monte a sua prática

Porque temos tanta necessidade de ir a uma prática de yoga conduzida se somos capazes de fazermos a nossa própria?

Fazer a sua própria prática pode te conduzir mais claramente ao autoconhecimento porque além dos cuidados ao montar a sua seqüência (o que vai lhe exigir certo estudo e aprofundamento teórico e prático) também seguirá o ritmo do seu próprio corpo. A cada dia, estando ele mais calmo ou mais agitado, adaptará continuamente a prática de acordo com seu estado mental, além de levar em consideração as suas características físicas e seu estilo de vida.

“A verdade atingida através de qualquer experiência baseada na percepção revela-se diferente em detalhada análise.” Swami Dayananda Saraswati

Talvez pratique algumas vezes até conseguir fluidez na seqüência e isso faz parte do processo de aprendizagem. Outra coisa importante é não abrir mão de nenhum elemento que costuma ter na escola onde pratica, faça a sua levando em consideração o ritual. Por exemplo, se faz pavanamuktãsana para aquecer, mantenha-o, se faz um mantra ao começar ou pranayamas para se conectar com o eu interno, ou seja qual for o elemento mantenha-o em sua prática também. 



Ótima dica de leitura:

Abra o seu coração para essa experiência, vai se surpreender com sua força e disciplina!!

+ Kirtan...

Participar de kirtans é sempre tão revigorante quanto uma ótima e completa prática de yoga.
Muita música no coração de vocês para um bom final de semana!

Asanas, o desafio dos nomes


Estava me preparando para minha prova (do curso de formação com a Camila Reitz) memorizando as posturas que de certa forma ainda me confundem, isso sem contar alguns nomes que não consigo guardar de jeito nenhum, quando pensei: está difícil para mim neste momento... será que realmente conseguirei  guardar todos esses nomes até sábado (o dia da prova)?

Resolvi parar um pouco e fui ler outra coisa; peguei uma apostila de yoga integrativa que tenho e comecei a folhear quando o tópico “yoga na atualidade” me chamou atenção. Comecei a ler e falava-se sobre a educação tradicional indiana, ou seja, antes da invasão britânica e mulçumana. Dizia que o guru passava o estudante aos estágios seguintes apenas quando ele havia integrado a essência do ensinamento.

Integrado” a palavra soou forte e pensando neste conceito segui lendo...

A memorização era a forma principal de aprendizado. Textos inteiros como o Yoga Sutra eram aprendidos de cor e recitados diariamente.

"Plin!" Vejam só... eu aqui me queixando por ter que memorizar meras posturas e os sábios indianos internalizando a prática através da compreensão da essência!!! Se houvesse agora um guru aqui ele me diria que neste momento preciso aprender mais sobre PACIÊNCIA!

Definitivamente tudo tem o seu tempo. Voltei calmamente a estudar as posturas; vou memorizar o que consigo hoje, porque amanhã será outro dia.

Não poderia deixar de comentar...

Estão sendo gravadas cenas do longa baseado no livro homônimo de Elizabeth Gilbert (Comer, Rezar e Amar); e ninguém melhor do que Julia Roberts para interpretar a romântica e irreverente narradora e Javier Bardem para interpretar Felipe.


Não poderia deixar de comentar este fato por 1001 razões...

Porque adorei este livro (não fui a única!);
Porque iniciei este ano de 2009 com esta leitura;
Porque o terminei exatamente um dia antes de partir pela primeira vez para um digamos “ashram”;
Porque foi um presente que ganhei de uma amiga querida;
Porque fala da Itália (as memórias da escritora me trazem memórias de quando estive lá)
Porque fala da índia (um país que estou louca para conhecer!!)
Porque fala da Indonésia (sem dúvida um lugar muito romântico para estar com meu amado)
Porque se trata de yoga;
Porque simplesmente tem tudo a ver com yoga...

Mas vamos ter que esperar porque o filme tem previsão só para 2011!
Eu sempre cito trechos deste livro, então vai um do qual gosto muito:

"Porque a vida é louca assim?
Bhuta ia, dewa ia = o homem é um demônio, o homem é um Deus
A idéia (muito yogi) é que os seres humanos nascem com o mesmo potencial tanto para contração quanto para expansão. Os ingredientes tanto da escuridão quanto da luz estão igualmente presentes em todos nós, e cabe ao indivíduo (ou a família, ou à sociedade) decidir o que irá prevalecer – as virtudes ou a malevolência. A loucura deste planeta é em grande parte resultado da dificuldade do ser humano de encontrar um equilíbrio virtuoso consigo mesmo. O resultado é a loucura (tanto coletiva quanto individual)."

Yoga = União

"Reciclart"

Vamos começar a semana colocando em prática boas idéias para reaproveitar coisas que você (com certeza) joga fora. Isso sim é reciclar!!! Isso sim é ser yogi!!!


Vasos de lâmpadas


Porta retratos com vidros


Vasos de latas


Jardineira com restos de cano de PVC



E até velinhas fofas em ovos!!!



"Barulhinho bom"

“Love can take many forms—the physical, the emotional, the spiritual among them. Each can stand alone in a beautiful way...” É assim que começa a descrição do músico Jay Uttal, o pioneiro da World Music, no seu último álbum (Thunder Love). 

Ele descreve ainda “I’m constantly moved by the (Brazilian) culture,” Jai says. “I fell in love with the sounds many years ago, but it wasn’t until I met Nubia (sua companheira) that I really became immersed in it. It’s a huge country with so much regional diversity that you’re always discovering something new.” 

Com toda essa influência brasileira não poderia faltar uma faixa especial chamada Bolo Ram, música que tem um toque do nosso samba, o grande orgulho nacional e cuja batida enche de amor e alegria qualquer coração.

Você sabe o que significa a sigla YTTP?

Significa Yoga To The People, já ouviu falar?

Basicamente é um projeto de uma escola americana, cujo conceito é levar yoga ao acesso de qualquer um ou de TODOS. Para tanto esta escola montou um estúdio em plena Nova York onde qualquer um, sem fazer matrícula, sem se comprometer com uma mensalidade, etc, pode fazer aula de yoga. Como? Oras, doando! Sim as pessoas contribuem com o quanto podem (a sugestão é de U$ 10 por aula) e assim ajudam na manutenção da estrutura para que permaneça funcionando.


Uma idéia genial com um princípio bem yogi, né?!
Será que funcionaria aqui no Brasil?
E você o que achou? Gostou da idéia?

Saiba que o projeto deu tão certo por lá que eles abriram outros estúdios como este em mais duas cidades americanas.

Quer saber mais sobre o YTTP clique aqui.

Yora fora do tapetinho

De volta do Sangam... Muitas práticas, algum bate papo e bastante aprendizado (sempre!). E também com tema da última palestra ainda em mente: yoga fora do tapetinho. 

O que você considera yoga fora do seu tapetinho?
O que você leva do yoga para fora do seu tapetinho? 

Na verdade eu não havia pensado diferente, sempre considerei o aprendizado da minha prática e os ensinamentos do yoga algo para carregar para a minha vida sob todos os aspectos, mas pelo que parece nem todo mundo pensa assim. E de certa forma, em alguns casos, acaba sendo visível até mesmo num evento de yoga a falta de compatibilidade entre o “ser” que age sobre o tapetinho e aquele fora...

Mas enfim, o intuito foi apenas trazer o tema como forma de auto-avaliação, pense você também como tem colocado em prática no dia-a-dia o seu yoga.

Fotos Sangam 2009:

 Saguão principal



 Integrantes do Grupo de formação da Camila Reitz 2009
Simone, Viviane (eu) e Amanda




Asanas do Yoga (ajustes) com Gustavo Ponce



Hotel Atlântico, Mariscal - SC




Kirtan com Pedro Kupfer e os Kinnaras





Sangan: conferência Internacional de Yoga

Sangam significa confluência, ou também reunir-se em boa companhia. E este é justamente o objetivo desta conferência, reunir praticantes e professores em práticas, kirtans, meditações, pranayamas, ásanas, mesas redondas e muito satsang no espírito do Yoga.


O Sangam 2009 se realiza num lugar muito especial na praia de Mariscal, (75 quilômetros ao norte de Florianópolis) e já está em sua décima edição, trazendo como tema deste ano: a prática aplicada na vida real.

Estarei lá vivenciando esta oportunidade que depois compartilharei um pouco com vocês.

Namastê e até a volta!

Sri Prem Baba





Para saber mais sobre Sri Prem Baba acesse:

Arte Zen



Sengai Gibon foi um monge japonês budista que viveu entre 1750-1837 e que adorava pintar. Suas pinturas inspiradoras carregam traços da influência chinesa por ter convivido com muitos chineses que foram para o Japão refugiados da dinastia chinesa daquela época.



Essas imagens foram extraídas do livro Sengai, The Zen Master by Daisetz Suzuki, New York Graphic Society Ltd, 1971

Saiba mais...

Disciplina é força!

A disciplina, uma palavra que em latim significa ensino, é uma ótima qualidade para se cultivar! Ela pode ser imposta ou livremente consentida, a primeira (imposta) só funcionará sob o controle permanente, já a disciplina livremente consentida tem uma força especial. É uma disciplina mais durável, onde se apresentam as nossas resoluções pessoais. 

Neste sentido pessoal, a disciplina aumenta nossa capacidade de aprender e de alcançar resultados. Aquele que se dispõe a conquistar uma disciplina torna-se mestre e discípulo de si mesmo. A partir da disciplina com certeza outras virtudes virão.

Comece a exercer por meio das coisas mais simples e rotineiras, como hora de acordar, almoçar, dormir. Depois aos poucos (2 ou 3 vezes por semana) inclua alguns compromissos como uma prática de yoga (não guiada!), uma caminhada, passeio com o cachorro, etc. Se quiser um desafio maior arrume uma platinha do tipo avenca, uma espécie bem comum, mas bem frágil que exige cuidado. Assim logo perceberá os primeiros benefícios!

“A virtude moral é resultado do hábito.”
Aristóteles

Estudos primários

Se você pratica yoga, logo deverá saber sobre o mais famoso dos bija-mantras


Om é uma sílaba sânscrita hindu, símbolo do absoluto, o som primordial e transcendental.  Composta de três letras a-u-m que simbolizam os três níveis de consciência (vigília, sono e sonho), assim como a tríade hinduísta de Brahma (o absoluto), Vishnu (o preservador) e Shiva (o destruidor), além de trazer contido nele o grande conhecimento dos Vedas.

É também um mantra de invocação, afirmação e benção que tem um poder fonético ou vibracional. É o som do infinito, uma jóia que permeia outros mantras. Além de ser uma das formas utilizadas pelos yogis para respiração como meio de concentração e para iniciar e finalizar qualquer ritual seja ele uma simples aula de yoga ou uma grande celebração num templo. Na vocalização do mantra não pode haver tremor na voz, ele deve ser emanado do ponto entre as sobrancelhas e projetado para fora. Assim como deve ecoar da forma mais natural de dentro de você e quando pronunciado em grupo deve ser absorvido e equalizado pelo todo.


Om é o som
O som de quem somos
Símbolo dos sonhos
Sonhos que evocamos e buscamos alcançar
Om como é bom cantá-lo-ar!
Logo ao acordar
Os bons fluídos libertar
Om vamos praticar!
Ommmmm shanti, shanti, shanti
Hari Om!


Para quem anda sem inspiração...

Vale rever a campanha publicitária da Ariston com trilha sonora cativante e criação inovadora:



Um final de semana espetacular!
Ah! Se pintou aquela curiosidade sobre a música busque por "Ask The Mountains" - Vangelis featuring Stina Nordenstam
Namastê

Último dia...

Meu amor
O que você faria se só te
restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia

Meu amor
O que você faria se só te
restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria

Corria prum shopping center
Ou para uma academia
Pra se esquecer que não dá tempo
Pro tempo que já se perdia

Meu amor
O que você faria se só te
restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria

Andava pelado na chuva
Corria no meio da rua
Entrava de roupa no mar
Trepava sem camisinha

Meu amor
O que você faria?
O que você faria?

Abria a porta do hospício
Trancava a da delegacia
Dinamitava o meu carro
Parava o tráfego e ria

Meu amor
O que você faria se só te
restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

(Paulinho Moska)


Não espere o último dia...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...