Acro Yoga: Yoga é diversão!

Uma aula que une os movimentos do Yoga, acrobacia e massagem. É assim que podemos definir o Acro Yoga, uma dentre as muitas modalidade de Yoga que promete deixar os músculos fortes e relaxados, aumentar a flexibilidade , melhorar o controle do próprio corpo e desenvolver o espírito de equipe.


Os movimentos acrobáticos são realizados por etapas até que o praticante domine a técnica. As séries de exercícios são divididas por nível de dificuldade para que o aluno consiga evoluir de forma gradual e descontraída, porém o mais importante com segurança!


Os movimentos são realizados normalmente em duplas e ajudam a estimular os relacionamentos pessoais. Ele engloba o relacionamento com o outro, desenvolvendo a entrega, a confiança e o espírito de equipe.
Exigências: é preciso conhecer os movimentos do Yoga, ou seja, o aluno precisa ter praticado no mínimo de 6 meses de alguma outra modalidade do Yoga. Além é claro de uma liberação médica atestando que o aluno não tem nenhum problema na coluna ou de saúde.


Alguns benefícios que a prática do Acro Yoga pode dar:


Força: a aula proporciona fortalecimento dos principais grupos musculares, principalmente das pernas, glúteos , abdômen e braços.


Flexibilidade: como as posturas são geralmente feitas em suspensão, o praticante desenvolve a flexibilidade, sentindo o corpo mais leve e favorecendo a mobilidade aérea.


Controle do próprio corpo: uma vez que o corpo vai se tornando forte e flexível é possível gastar pouca energia em movimentos cada vez mais complexos e assim ir trabalhando posturas de equilíbrio.


Prazer físico e criatividade: ao adquirir controle do próprio corpo, a atenção não se prende somente ao desenvolvimento das capacidades físicas, é hora de meditar e sentir o que cada postura traz.

Desapego , entrega e responsabilidade: durante a prática ninguém está no controle e ambos tem a responsabilidade e a entrega um pelo o outro.


Interatividade e comunicação: a forma de comunicação é com o corpo, o ponto básico é tornar-se disponível para uma interação amigável.

Conhecimento de técnicas de massagem: ao final de cada aula o aluno aprende uma técnica de massagem para que os praticantes possam relaxar e perceber os principais pontos de tensão no corpo e onde o prana (energia) está em desequilíbrio.

(Imagem extraída de: ElephantJounal)

O Paradoxo do Nosso Tempo

Bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.

Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e, não, a esperar. Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.

Estamos na era do fast-food e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias. Esta é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares espedaçados. Esta é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas mágicas.

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa.

Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar: delete.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama,pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer eu te amo à sua companheira e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... ame muito. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.

O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem! Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado!

(George Carlin)
 
Neste dia, dedico este post
a uma pessoa muito especial...

Meteorologia

Você já teve a experiência de fazer Yoga ao ar livre? Imagino que sim. Estava fazendo a minha prática ontem no final da tarde no gramado daqui de casa, quando no Yoganidra (momento de relaxamento ao final da prática) o tempo fechou. Estava com os olhos fechados, mas pude perceber que escureceu, e aquele calor de um dia abafado e uma prática fluída aos poucos deram espaço para um vento forte e fresco. Permaneci deitada sentindo toda aquela transformação... Aos pouco os primeiros pingos molharam e refrescaram o meu corpo... Foi uma sensação diferente, hesitei no início, mas depois relaxei... Agora descrevendo as minhas sensações parece que estive lá por bastante tempo, mas tudo ocorreu em alguns minutos. Antes que a chuva chegasse pra valer levantei lentamente, me sentei e só então abri meus olhos. Vi o vento carregar as folhas secas, balançar as copas das árvores, os quero-queros passarem voando como se quisessem chegar logo no ninho. Me senti tão conectada com tudo aquilo, estava em paz...

Chackras 1° capítulo

Captar, armazenar e espalhar energia vital dos pés à cabeça: de acordo com a filosofia hindu, essa é a nobre função dos sete chackras (que significam rodas em sânscrito) e estão alinhados entre a base da coluna e o alto da cabeça:

O problema é que eles nem sempre trabalham de modo eficiente e, nesses casos, podem contribuir para o surgimento de desequilíbrios emocionais e até de doenças. A boa notícia é que é possível harmonizá-los por meio da prática de Yoga, meditação ou outras atividades físicas. E isso não é papo exotérico!

Para explicar melhor cada um deles vou dedicar 1 post por mês ao assunto começando hoje pelo Muladhara – o chackra da raíz, o 1° de baixo para cima na figura acima.


  • Vibração de cor vermelha
  • Situado na base da coluna (sacro) é abastecido pela energia da terra e comanda os instintos de sobrevivência, a autoconfiança e a nossa relação com segurança com as questões terrenas de dinheiro, trabalho, casa e confiança. Quando ele está em equilíbrio a pessoa estará dinâmica, ativa e segura de si. Enquanto debilitado será capaz de provocar insegurança, inércia, apego e baixa auto-estima.
  • Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução. 
  • Sugestões de posturas para trabalhar este chackra: Oxigênio TV 

Yogando...

“Yoga é 99% prática e 1% teoria”
Sri Pattabhi Jois


Fotos extraídas da Revista Vanity Fair

Dersu Uzala

Dersu é um exemplo de humildade e sabedoria. Um filme que mostra de maneira poética e sensível as diferenças culturais de um explorador do exército russo e um caçador asiático.

Um clássico do diretor Akira Kurosawa nada fácil de assitir nesses tempos modernos, pela forma peculiar que Akira tem ao dirigir. Este, justamente o motivo de eu gostar tanto dos seus filmes e de sentir um princípio, uma sabedoria tão próxima do Yoga.
 


... "Dersu é um filme de transformação; do corpo integral e suas potências. Trata-se da história do militar russo Vladimir Arseniev, responsável pelo mapeamento topográfico da Sibéria, ao encontrar o caçador da tribo Goldi, Dersu Uzala. É da história do homem e do outro, do todo em confluência e do fragmento em diafaneidade. Trata-se da relação entre o homem e sua ferramenta de ação, pela qual sucumbe e ascende. E trata-se mesmo de desasujeitar-se em busca de si mesmo. O embate entre o homem e o meio não conota um confronto entre forças desiguais, mas de volumes de forças que se deflagram em tempos distintos. O tempo da terra, do fluxo natural da ação, da ascese inevitável dos elementos; e o tempo do homem que constrói e edifica a sua imagem através de um acúmulo de vontades criativas. E aí reside uma das distinções essenciais a que aventa o filme na sua sutileza. O homem é e não é natural. A perspectiva está no outro que lhe compõe."...
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=418

Vamos fugir...deste lugar... pra onde quer que você vá, que você me carregue...

Se é para fugir de algum lugar nessas férias, experimente sair da sua zona de conforto.

Achei ótima essa chamada, quando a li me fez parar para pensar uns instantes antes mesmo de ver do que se tratava a publicidade - Propaganda da faculdade ESPM na revista HSM Management Nov/Dez 2009.

Pensei que realmente o que acontece muitas vezes em nossas férias é quase uma fuga. Essa fuga pode ser apenas para viajar um pouco, relaxar, o que seria super natural. Ou pode ser uma fuga da rotina, do estilo de vida que vem se levando, do trabalho que já não é mais fonte de realizações... e se esse for o caso esta se torna uma fuga de si mesmo, de algo que precisa ser reavaliado e muito provavelmente mudado – a sua tal zona de conforto.

É legal refletir sobre isso porque notamos se estamos realmente vivendo o momento presente ou apenas projetando nossos desejos e realizações para um futuro infinito. Cai aquela ficha de que a vida é aqui e agora e se não lhe parece muito bom, corre para enfrentar todas as transformações que seu coração está pedindo. Sim, porque com certeza ele deve ter pedido, mas você não quis escutar e depois, ah claro, as férias serão grandes inspirações para uma vida aproveitada e muitas vezes ousada!! 

Coisas que ADORO!!!!

Quando tenho um tempinho para navegar pela net sempre acabo gastando em blogs e sites de decoração. Adoro tirar idéias para as recepções aqui em casa, adoro ver as dicas e reproduzi-las ou adaptá-las com o que tenho aqui, adoro simplesmente navegar! Acho tudo lindo!

Algumas imagens do site da Kika Reichert que simplesmente amei!
 


Le Mur Végétal

Le Mur Végétal é o nome da técnica que o botânico francês Patrick Blanc desenvolveu para decorar as fachadas de construções em Paris, como o Musée des Arts Premiers Quai Branly (foto). Os jardins verticais ganham espaço como soluções ecológicas e podem oferecer muitas vantagens: 

  • refrescam a temperatura do ambiente em até 4ºC,

  • reduzem a poluição do ar,

  • melhoram a acústica

  • e ainda atraem pássaros e borboletas.  

Ótima solução para as grandes capitais como São Paulo, que sofrem com o aumento das temperaturas produzidas pelo asfalto e os inúmeros edifícios. Além da parte visual que fica bem mais agradável e acaba prevenindo as pichações e aquele aspecto de sujeira deixado pelo tráfego intenso. Gostou? Pense nisso como uma opção de pauta para próxima reunião de condomínio.

Sexta-feira

Sexta-feira por si só já é um dia da semana digamos especial, mas hoje ela recebe uma pitadinha extra... É sexta-feira de Shiva, dia dedicado ao Deus hindu e é também sexta-feira de Carnaval, a grande festa da cultura brasileira. Aproveite toda essa good vibration presente no ar e escolha algo bem especial para fazer nesta sua sexta-feira e ótimo final de semana!!!

Clipping

Se você der uma pesquisada na internet não será muito difícil achar inúmeras informações sobre Yoga&Esportes. O Yoga foi incorporado no preparo de atletas do mundo todo e em qualquer modalidade!

Hockey e Yoga - tudo a ver



A Liga Nacional de Hockey (NHL) norte-americana foi pega de surpresa pela notícia de um de seus astros. O goleiro Tim Thomas, do Bruins, um dos principais times de Hockey da região da Nova Inglaterra, aderiu à prática do Yoga para melhorar seu desempenho em quadra. “A idéia é a de melhorar meu condicionamento físico e aumentar minha flexibilidade”, declarou Thomas ao site de esportes do Boston Herald. O goleiro se disse surpreso com os resultados obtidos após se submeter por algumas semanas ao Yoga. “Muitas pessoas me dizem o quanto estou mais flexível”, garantiu. A torcida do Bruins agradece. Thomas foi reconhecido como um dos três melhores goleiros da última temporada do campeonato da NHL. E para completar, a crítica especializada no esporte ressalta sua evolução nos últimos dois anos. Ele está mais seguro e veloz durante os jogos.


Yoga é incorporado no esporte profissional


O Yoga está abrindo suas asas e englobando adeptos de todos os tipos de esportes. O jornal americano Florida Today escreveu que, no tênis, surf, ou triatlon, os atletas agora usam yoga como parte importante do treinamento, e cita uma série de atletas famosos que fazem Yoga: o jogador de golf Tiger Woods, a rainha do tênis Venus Williams, o jogador de futebol Cob Jones e o piloto da fórmula Indy Danica Patrick.


Yoga para se aperfeiçoar no golfe


É crescente, nos EUA, o número de jogadores de golfe que praticam Yoga para aperfeiçoarem o controle da mente e do corpo, de acordo com o jornal The New York Times. Segundo Katherine Roberts, fundadora do Yoga para Jogadores de Golfe, os programas criados por ela em vez de atraírem mais mulheres para o golfe, atraíram mais homens que já davam tacadas e têm interesse em melhorar seus limites. Como resultado, o Yoga acabou sendo incorporado em várias escolas de golfe; Katherine, por exemplo, diz já ter treinado 60 professores em sete países. Outro coordenador de programas de Yoga, Todd Wagner diz a prática ajuda seus alunos a melhorarem os movimentos. Prova de que o Yoga realmente faz bem aos praticantes do golfe é o argentino Eduardo Moreno. Ele tem 96 vitórias como profissional, em 27 anos de carreira, e diz que não teria chegado nem perto de tudo o que conquistou se não praticasse Yoga.


Equipe de canoagem venezuelana pratica Yoga


A equipe venezuelana de canoagem vai incluir a prática de Yoga na sua rotina de treinamento. A informação é do site cubano prensalatina.com. Em setembro, a equipe vai iniciar os treinos preparatórios para o Campeonato Panamericano, no Canadá, em maio do ano que vem. Sergio Navarro, presidente da Federação Venezuelana de Canoagem, diz que o objetivo é chegar ao Canadá com as melhores condições para obter a classificação para as Olimpíadas de Pequim. Além de Yoga, a equipe vai ter massagistas e dois médicos e dois psicólogos exclusivos. “A idéia é incluir no treinamento todos os elementos que permitam aos nossos atletas combinar saúde física e mental, para conseguir mais facilmente alcançar nossos objetivos” disse Navarro.


Yoga é adotado por times universitários dos EUA


A tendência de usar Yoga como treinamento complementar para atletas chegou aos times universitários de futebol americano. O jogador Dan Gronkowski, da Universidade de Maryland, é um dos adeptos. Ele tem uma professora de Yoga que dá umas aulas bem puxadas, segundo o jogador. "Muitos de nós aderimos ao Yoga, principalmente os caras maiores, com músculos rígidos, e funciona mesmo”, disse Gronkowski ao jornal local Frederick News Post. No time da universidade, o jogador é um dos mais fortes (faz, com tranqüilidade, agachamentos com pesos em torno de 300 quilos) e um dos mais inteligentes, tendo alcançado a média acadêmica mais alta.


Conselhos de yogi e campeão de basquete


O ex-jogador de basquete americano Kareem Abdul-Jabaar começou a praticar Yoga quando tinha 14 anos, seguindo instruções de um livro. Hoje aposentado das quadras e cinqüentão, mantém um blog onde aconselha as pessoas a seguir seu exemplo. Um dos conselhos é que as pessoas façam um “tour de Yoga” para conhecer os vários estilos – justamente o que o Vale Yoga proporciona aos paulistanos, com uma oferta de 200 aulas experimentais em 100 estúdios da cidade. Aqui vão trechos do blog: “Pratico Yoga desde a escola secundária… O Yoga é um dos motivos pelos quais eu consegui ser um jogador profissional de basquete por tanto tempo, com tão poucas lesões. Uma das primeiras melhoras que senti foi na postura. Antes do Yoga, tinha dores na região lombar; depois, minha saúde em geral melhorou muito. Existem muitos estilos de Yoga. Eu faço Bikram e vários outros. Os iniciantes tendem a fazer o que eu chamo de “tour de Yoga” – ou seja, experimentar vários estilos diferentes até encontrar aquele de que gosta mais. Esse método de busca é o que provavelmente vai trazer os melhores resultados para cada pessoa. Quando o jogador de futebol americano Dan Marino, do Miami Dolphins, me procurou para pedir conselhos sobre como aumentar sua longevidade profissional e lidar com o tipo de lesões causadas pelas constantes colisões que ocorrem nos jogos, eu o orientei a procurar Yoga. Quando o vi, depois, ele me disse que o conselho foi super útil e o Yoga o estava ajudando muito na sua rotina de treinamento. Eu tenho três dicas para quem quer começar a fazer Yoga: 1. seja consistente e persistente e os resultados aparecerão; 2. Yoga não é competição: não ultrapasse seus limites só porque seus colegas de classe podem fazer mais do que você; e 3. pratique com um amigo, porque isso é um ótimo motivador.

Fonte: Vale Yoga

Sankalpa

No início da minha formação em Hatha Vinyasa Yoga em 2009, nossa professora nos orientou para que fizéssemos durante toda a formação um único Sankalpa e no último módulo do curso tivemos a oportunidade para pensar sobre este Sankalpa.
Não sei se a experiência dos meus colegas foi a mesma que a minha, mas em um ano de muita dedicação ao curso meu Sankalpa foi surpreendentemente alcançado. Surpreendentemente porque não foi difícil, nem inatingível, foi disciplinado, dedicado. Essa reflexão só me veio algum tempo depois, quando realmente me dei conta de que havia realizado.

Mas o Sankalpa do Yoga nada mais é do que as tais metas de empresários ou os objetivos dos políticos, só que no Yoga o yogi mentaliza a frase, visualiza ela acontecendo. O Sankalpa significa "construção mental", mas pode ser traduzido como resolução interior, plano de ação, propósito, objetivo. É a repetição de uma frase curta, positiva, conjugada no presente e repleta de significado.

A frase deve estar sempre no presente, pois para nossa mente subconsciente só existe o presente. Ela não concebe o que não está aqui e agora, pois só vivencia o momento atual. Usando construções como amanhã, mais tarde, depois, etc, nunca se conseguirá o Sankalpa (ou objetivo). Uma possível explicação para aquelas promessas de fim de ano que ficam sempre para o ano seguinte!!

A repetição freqüente do Sankalpa vai se infiltrado nas estruturas mais profundas do subconsciente, fortalecendo nossa estrutura mental, dando sentido e propósito à nossa jornada e ajudando-nos a cumprir passo a passo o nosso caminho. 

O meu Sankalpa de 2010 já está sendo trabalhado e com muito entusiasmo, depois desta humilde experiência. Tente você também, pense em algo que almeja ou qualidades que gostaria de obter. Mas tome cuidado! Não lhe imponha objetivos inatingíveis, pois o fato de não conseguir cumpri-los te deixará desestimulado.
 
As definições sobre Sankalpa foram extraídas da ótima descrição encontrada no site Yoga Nataraja

Momentos...

 
Há um tempo para estar à frente,
um tempo para estar atrás;
um tempo para estar em movimento,
um tempo para estar em repouso...
Tao Te Ching

O yOMga tem novidade!

Quem é andarilho sabe que esse nosso mundão está cheio de lugares especiais, então o yOMga traz pra vocês o mais novo marcador de posts chamado “(om)de?”. Aqui estarei apresentando alguns dos muitos cantinhos maravilhosos espalhados por aí!
E como o final de semana foi pé na estrada nada melhor do que começar pelo caminho que percorri de Florianópolis a  São Paulo.

Bem, antes tenho que revelar que tinha “alguém” que queria muuuuito ir junto... (rsrsrs)

A estrada
 

A atração
Parada Ferretti
Localização: BR 101, km 91,5 próximo a saída para Joinville
O que tem de especial:
A maior árvore suspensa das Américas!
Um eucalipto da espécie Saligna é um exemplar único dependurado com suas raízes expostas que foi encontrado na Estrada dos Amaros, a 1 km da obra.

Good news!

Sua empresa possui um Gestor Verde? 
Tem companhia criando até remuneração diferenciada e bônus para este profissional. 

As empresas e o governo em todo o mundo têm investido em diversas ações de sustentabilidade para desenvolver lideranças na área socioambiental. 

Fonte: HSM Inspiring Ideas

Para compartilhar com você

Recebi isso hoje via facebook e não resisti...


Lá no finalzinho de tudo... a gente só vai lembrar das coisas boas, diz o seu Josep Mascaró, de 102 anos. Tomara que seja assim. "Vá procurar o que lhe faz feliz, porque o tempo passa muito depress...  

Yoga 3-D


The user is presented a series of Yoga postures in full 3-D. Each has a slight flaw or problem preventing perfect alignment of the student’s body. By manipulating the student’s posture in real-time, your role is to help them correct their posture and accomplish perfect alignment. Both an amazing technical accomplishment, and highly educational experience, Yoga Teacher is the premiere Yoga App available for the iPhone and iPod Touch.
Fonte: Fingerfood

Prática do dia - não deveríamos nunca esquecer a escada que nos permitiu subir tão alto...

O guru é a primeira letra {do alfabeto}.
O discípulo é a última letra.
O conhecimento é o ponto de encontro.
A instrução é o elo.
Taittirîya-Upanishad (3.1.1)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...